TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A possível contribuição da Sociologia da Educação para o cotidiano da sociedade moderna

Artigo: A possível contribuição da Sociologia da Educação para o cotidiano da sociedade moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Passe 2 - Quais são as possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual?

Tanto a sociedade quanto a Educação contribui para o desenvolvimento do ser humano. Ambas dependem de outros fatores para que esse desenvolvimento seja eficaz, exemplo: A política. Esta poderia investir mais na educação e tornar a segurança das escolas prioridades e não deixar que a violência continue tomando conta das escolas.

As possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano atual é socializar mais, conscientizar mais, é fazer que haja respeito uns pelos outros.

“Se agimos, somos responsáveis pelo que realiza através de nossa ação; se nos afastamos da ação, somos responsáveis pelo que não fizemos”.

( Carecimentos e Valores In: Para Mudar a Vida: Felicidade, Liberdade e Democracia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982,p.154). Agnes Heller.

“Alunos motivados dependem de um professor que esteja com autoestima elevada. Para tanto é necessário que seu trabalho seja incentivado e renovado com apoio da comunidade e da direção da escola.”

Professores motivados renovam suas práticas, investem tempo em novos estudos, promovem uma melhor socialização entre os estudantes e tornam a escola muito mais interessante e rica para os estudantes.

A sociologia da educação vem por meio da escola, mudar a visão da sociedade em relação às classes sociais, permitindo ao novo pensador, rever seus preconceitos em relação às determinadas camadas da sociedade, proporcionando aos estudantes uma consciência social e ecológica, para evitar os desperdícios de recursos naturais.

Essa divisão da sociedade acontece devido a um contexto histórico-social, por meio de um pensamento reprodutivo, seria mais um anestésico social para camuflar a grande diferença entre as camadas e apenas a burguesia conseguir se sobressair.

Contudo a Sociologia da Educação, por meio da educação vem para ajudar e quebrar os paradigmas impostos por uma sociedade elitista e transformá-la numa sociedade reflexiva, onde todos podem ser indivíduos atuantes na sociedade.

A sociologia, por meio da educação, vem mudar a visão de uma sociedade segmentada por pobres e ricos. Visa proporcionar aos pensadores que surgirão, as crianças, uma consciência para uma sociedade melhor e mais humanitária. Enquanto essa divisão de sociedade acontece desde antigamente em seu contexto histórico-social, a própria sociedade faz com que o indivíduo tenha um pensamento reprodutivo, utilizando como anestésico social, onde sempre acham que o pobre será pobre porque na situação em que se encontra, é ele quem escolhe permanecer nessa situação, sendo que a sociedade é responsável por essa divisão de classe, partindo de um contexto histórico, sem valores nem quebrando paradigmas sociais que deveriam ser base para uma sociedade mais igualitária e humana.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. Reflexões acerca do sentido da sociologia no Ensino Médio. In: Revista espaço acadêmico. Ano I, n. 5, outubro de 2001. Disponível em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com