TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sociologia, como ciência

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

1 - A autora utiliza várias abordagens, no que se refere a ideologia liberal ela se respalda na compreensão da democracia moderna, não se tornou efetiva na sociedade brasileira em decorrência daquele período. Os princípios democráticos no Brasil se lavraram escorados em bases patriarcais e conservadoras, afetando a formação dos movimentos sociais formadas no cenário sociopolítico brasileiro. A redemocratização admitiu a entrada de novos elementos no cenário sociopolítico brasileiro no sentido da ampliação e da garantia dos direitos, ainda que foram adequados às características socioculturais anteriormente instituídas na vida social. A garantia de direitos e o exercício de cidadania se associam ao com a interação popular, bem como à validação dos princípios democráticos. Cabe ressaltar que o exercício dessa ação política permite a formação e o fortalecimento de sujeitos sociais, ou seja, de cidadãos-sujeitos que se preparam e se apropriam de um conjunto de conhecimentos, de discurso técnico e reforçam o processo e a realização da participação popular, ao mesmo tempo que esbarram constantemente no movimento contraditório das bases constituintes da sociedade brasileira.

2 - Foi exatamente às crises sociais as transformações econômicas e políticas que marcaram o início da modernidade gerando assim a mobilização social. Desenvolvendo se ideias, crenças, valores novos conhecimentos e experiências. A sociologia, como ciência da "crise" é fruto da revolução industrial, forma de conhecer, pensar, natureza e sociedade. De acordo com o artigo, a respeito da democracia e como esta pode ser atingida, meu posicionamento se dá a partir do momento em que as políticas sociais cumpram com o seu papel. Esse papel depende extremamente da gestão democrática, de no mínimo, transparente e aberta para haja uma interação dos indivíduos na sua totalidade, para que os mesmos possam analisar os pontos positivos e negativos sendo assim chegar em uma conclusão de como essa gestão pode vir a mudar para a melhoria de um bem comum, atendendo, dessa forma, as necessidades da população ligadas as políticas sociais.

3 - No meu entendimento o ser social é tanto objetivo como subjetivo e se relaciona constantemente consigo mesmo, com a natureza e com os outros homens. Sua atuação no mundo e seu desenvolvimento são determinadas pelas condições sócio históricas, culturais e econômicas. Numa relação lógica, também este ser contribui e determina essas condições quando intervém coletivamente, isto é, com outros homens. O ser social no seu conjunto (sociedade) é constituído por essas relações que os homens mantêm entre si e com a natureza, mediadas especialmente pelo trabalho. O que singulariza esse ser social é a maneira como as condições sociais, econômicas e culturais postas pela sociedade rebatem na sua individualidade. Os homens são determinados social e historicamente, mas a maneira como percebem, captam e vivem essas determinações é que os particulariza. A constituição e expressão de sua individualidade, de sua totalidade, é tanto objetiva quanto subjetiva, e tais dimensões convivem dialética e contraditoriamente. Na sua convivência cotidiana, pode deixar ou não fluir seus sentimentos, seus desejos, suas opiniões mais íntimas entre outras. A subjetividade é uma dimensão que compõe o ser social; ela se faz presente, se expressa com maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com