TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tendência da superação crítica

Artigo: A tendência da superação crítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Artigo  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  189 Visualizações

A tendência pedagógica que tenho mais identificação é com a crítico-superadora.

A tendência critico-superadora é baseada no materialismo dialético marxista e neomarxista, sendo influenciada pelos educadores José Libâneo e Demerval Saviani. (Darido, 2003).

Esta tendência apoia-se no discurso de luta entre as classes sociais (proprietário e proletário nas sociedades capitalistas de classes, como é o caso do Brasil), para alcançar ou afirmar seus interesses que são diferentes e antagônicos.

Assim para coletivo de autores (1992), a sociedade capitalista não é uma sociedade em que os indivíduos busquem objetivos comuns, nem tão poucos que a conquista desse objetivo dependa do esforço e do mérito de cada individuo isoladamente.

Para esta tendência a educação física e uma disciplina que trata pedagogicamente o conhecimento denominado de cultura corporal, como temas ou formas de atividades, particularmente corporais, jogos, esportes, ginastica, dança ou outras, que constituirão seu conteúdo.

Sobre a organização e sistematização dos conteúdos os autores ressaltam que é preciso seguir alguns princípios como, os confrontos do conhecimento do senso comum com o conhecimento científico.

Contudo a tendência pedagógica critico-superadora tem um caráter de envolvimento social, onde se tem a interação entre os alunos, possibilitando uma superação das formas mais elementares de conhecimento ao pensamento científico e a atitude de saber criticar. O que deixa o estudo da pedagogia critico-superadora imprescindível na formação do professor de educação física.

Referências

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com