TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria de Taylor

Tese: A teoria de Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 8

Desenvolvimento

O início das teorias da Administração como área do conhecimento foi marcado pela publicação dos resultados dos estudos de Taylor, no início do século XX.

O objetivo era criar uma teoria que ajudasse a solucionar os problemas da época dentro das organizações, alguns desses problemas eram: imensa variedade de empresas, com tamanhos diferenciados; problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdício, insatisfação generalizada entre os operários, intensa concorrência, alto volume de perdas por decisões mal formuladas, isso tudo levou a divisão do trabalho entre os que pensam e executam, os primeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos, estudam métodos e técnicas de trabalho. Esse panorama levou Taylor a desenvolver a administração cientifica.

Que tinha como idéia principal achar um método para que se chegasse no lucro da empresa, produzindo mais, e na satisfação do trabalhador ao mesmo tempo.

Então Taylor começou a observar como funcionavam as produções nas fabricas, como os operários poderiam produzir mais com menos esforço, e também na parte administrativa, o que os patrões faziam para estimular, motivar e incentivar seus operários. Assim, foi desenvolvida a primeira teoria da administração.

A teoria de Taylor era constituída de cinco princípios que eram:

Princípio do Planejamento:

Substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação, e a atuação empírico- prática pelos métodos que se baseiam em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, por meio do planejamento do método.

Princípio do Preparo:

Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com sua aptidões, prepara-los e treina-los para produzirem mais e melhor, conforme o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e os equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e dos materiais.

Princípio da Execução:

Distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.

Princípio do Controle:

Controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores para que a execução seja a melhor possível.

Princípio da Exceção:

As ocorrências que se desenvolvem normalmente dentro dos padrões não devem chamar a atenção do gerente. Já as ocorrências excepcionais, ocorridas fora dos padrões, devem atrair sua atenção para que ele possa, assim, corrigir os desvios e garantir a normalidade.

A teoria de Taylor começou a compreender que o homem precisa de incentivo para fazer um bom trabalho, tanto um homem de primeira classe, quanto um simples operário fabril. uma boa administração deve pagar bons salários e ter baixo custo de produtividade e que, empregados devem ser selecionados e capacitados com qualidade. Que o empregado precisa trabalhar num ambiente em que ele sinta que tem liberdade para ser ouvido, principalmente por seu patrão, e , que um trabalho mais ágil, traz a lucro a empresa, sim porém que esse beneficio também chega a ele, já que aumentando a produtividade, é possível se pagar salários melhores.

Ainda hoje, há controvérsias sobre a teoria de Taylor. Ele estaria realmente preocupado com o aumento de produtividade e qualidade no trabalho para o operário, ou sua teoria teria surgido com o intuito de fazer os trabalhadores produzirem mais depressa?

Para alguns operários da época, administração cientifica, era apenas um nome dado ao processo de fazê-los trabalharem mais, para darem mais lucro aos seus patrões. Porem muitas empresas da época aderiu ao pensamento de Taylor.

O Administrador é a pessoa responsável por conduzir todo o processo de administrar, para exercer sua atividade profissional, o Administrador ocupa diversas posições estratégicas nas organizações e desenvolve papéis fundamentais para a sustentabilidade e crescimento dos negócios. Para desempenhar suas funções e sustentar sua posição, o Administrador deve desenvolver várias habilidades. O que faltava na época em que Taylor desenvolveu a administração cientifica era a pesquisa, o cuidado de verificar por parte das empresas, o que fazer, como produzir e diminuir os esforços de seus operários, entre outros aspectos. A teoria de Taylor chega para solucionar alguns desses problemas. Porque conforme ocorre o crescimento das empresas e econômicos surgem também novos desafios. Sabemos então que não muito longe daquela época foi surgindo novas teorias como a de Jules Henri Fayol com a Teoria Clássica da Administração.

Bibliografia

CHIAVENATO, Idalberto – Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo; Editora Campos; 2004.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2006.

MEIRELES, Manuel. Teorias da administração: clássicas e modernas. São Paulo: Futura, 2003.

STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1999.

Teorias

Teoria Clássica da Administração

Assim, a abordagem da Teoria Clássica é uma abordagem inversa à as Administração Cientifica: de acima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as seus departamentos.

A ênfase na estrutura é a sua principal característica. Deixou a ênfase nas tarefas para a ênfase nas estruturas. Suas origens vêem da Revolução industrial e podem ser resumidas em dois fatos importantes, a saber:

Os crescimentos rápidos e desorganizados das empresas, acarretando gradativa complexidade na sua administração e exigindo uma abordagem cientifica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até utilizadas. O tamanho das empresas leva à substituição das teorias de caráter de alcance médio e parcial. Com a grande empresa surgem as condições iniciais para a implantação do planejamento da produção, reduzindo a improvisação.

Se a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com