TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  8/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

VIVIANE CRISTINA DA SILVA FREITAS

RIO DE JANEIRO – RJ

2021

Elaborando um projeto de Responsabilidade Social Corporativa

Escolha uma empresa real e elabore um projeto de responsabilidade social corporativa que contemple o tripé da responsabilidade social: econômica, social e ambiental.

Em seu projeto você deve:

  1. Apresentar a empresa escolhida, destacando seu ramo de negócio (1 parágrafo)
  2. Apresentar as propostas de ação, com base na ISO26000 e nos indicadores Ethos. (3 a 4 parágrafos)
  3. Argumentar como seu projeto evita os dez erros mais comuns cometidos pelas empresas ao trabalhar responsabilidade social. Argumente no sentido de defender seu projeto e mostrar como ele não cairá nesses erros. (3 a 4 parágrafos)

Empresa: Braskem

Braskem é uma empresa brasileira que atua no ramo petroquímico, produtora de resinas termoplásticas. Com quarenta unidades industriais em quatro países, é a maior de seu segmento nas Américas e a maior produtora de polipropileno dos Estados Unidos. Tem como meta se tornar referência mundial na produção a partir de matérias-primas renováveis, com isso investe pesado em inovação e pesquisa. Dos quase oito mil funcionários, em torno de 300, são cientistas. Com a produção de 1 tonelada de matéria-prima renovável, o “plástico verde,” a empresa deixa de emitir 2,5 toneladas de CO2.

Algo que é indispensável para qualquer organização que deseje obter sucesso é a existência de uma estratégia bem fundamentada e que esteja alinhada com as metas da empresa.

Estratégia e ações para o Desenvolvimento Sustentável

A Braskem acredita que investir em responsabilidade social corporativa é fundamental para a sobrevivência e longevidade da empresa que quer ser relevante amanhã.

Neste âmbito, criamos um conjunto de valores e práticas sustentáveis que se encaixam em nosso modelo de negócios:

A primeira categoria definida foi a de “meio-ambiente e sustentabilidade”, e nela foram alocadas todas as ações ou práticas intrínsecas à empresa que fossem voltadas para essa temática, como por exemplo, a reciclagem de resíduos pós-consumo no Brasil, aliando a promoção de eficiência da cadeia produtiva da reciclagem à inclusão e ao desenvolvimento socioeconômico dos catadores. Também houve uma campanha de mobilização "A Natureza das Coisas", criada para estimular a discussão e análise dos impactos do ciclo de vida dos produtos, que vai desde a produção até o uso e descarte, envolveu escolas de todo o Brasil e teve um alcance total de mais de 10 mil pessoas. 

A segunda categoria tratou de “projetos socioambientais”, onde se listaram todos os tipos de investimentos que a Braskem realizou apoiando programas e projetos voltados para a sociedade e o meio-ambiente. Com programas educacionais e treinamentos específicos é possível ensinar a comunidade. Para a construção de comunidades ambientalmente responsáveis a partir da ampliação, recuperação e manutenção de áreas verdes, realizar a coleta de sementes, produção e plantio de mudas nativas e manutenção das áreas plantadas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com