TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AA1 - ECONOMIA

Pesquisas Acadêmicas: AA1 - ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa 1 – AA1 - 2013/2º semestre

Disciplina: Introdução à Economia / Coordenador: Gil B. Leite

Valor: (10 pontos) (Prazo de entrega: 13/08/13)

Orientação: não serão aceitas respostas que sejam cópias literais da apostila nem de qualquer outra fonte. O aluno pode utilizar outras fontes, como livros, revistas especializadas, internet, etc. Se alunos diferentes tiverem respostas totalmente idênticas, as atividades poderão ser anuladas. Responda às questões abaixo, levando em consideração o conteúdo das aulas 1, 2 e 3.

1. Um importante princípio sobre o funcionamento da economia diz que o comércio pode ser bom para todos os agentes envolvidos. Defenda esse ponto de vista. (2,0 pontos)

A Necessidade de consumo associado à liberdade de escolha e poder aquisitivo faz o mercado ter uma oferta variada de produtos de todos os níveis e valores para que 100% dos consumidores encontrem o bem ou serviço que atenda a sua demanda no momento. Quando isso acontece e há esse fluxo que movimenta todos os setores e cadeia produtiva direta ou indiretamente participam deste processo estabelecendo desenvolvimento a todos agentes envolvidos.

2. Tendo por base o conceito de custo de oportunidade, responda: por que Gisele Bündchen não deve pintar a grade da casa dela? Desenvolva a resposta, argumentando de forma completa e abrangente. (3,0 pontos)

A Vida cotidiana é movida por tomada de decisões. Avaliando cada situação onde há essa necessidade deve sempre levar em consideração a relação custo-benefício. Por não ter habilidade suficiente o tempo gasto poderia ser muito maior do que estimado para atividade, se esse mesmo tempo fosse dedicado a uma atividade na sua área seria muito mais vantajoso e principalmente de maior rentabilidade. O Custo de oportunidade é a avaliação entre atividade e custo entre duas ou mais situações que deverá ser considerado o que melhor atende naquele momento.

As questões abaixo (3 e 4) estão relacionadas aos dois vídeos postados na plataforma que mostra o confronto de ideias entre a Teoria de Keynes e a Teoria Clássica (simbolizando o liberalismo econômico) representada pelo economista F. Hayek.

3. Keynes afirma em um dos vídeos que durante a segunda guerra mundial o PIB (americano) cresceu e o desemprego quase acabou. Como você justificaria o crescimento do PIB durante a guerra? (3,0 pontos)

Pelas consequências da guerra foi implantado um plano para ajuda financeira para estes países devastados. Essa ajuda foi dos EUA que enviou dinheiro e mercadorias se consolidando como potencia mundial.

4. Uma parte da música diz o seguinte “...qual caminho devemos escolher? De baixo pra cima ou de cima pra baixo?...”. Explique qual teoria seria a “de baixo pra cima” e qual seria a “de cima pra baixo”, justificando sua resposta. (2,0 pontos)

Trata-se de um comparativo entre as teorias de Kaynes (Teoria Keynesiana) e de Hayek (Neoliberalismo econômico). A Teoria Keynesiana defende o fluxo de dinheiro no mercado onde há ganhos em todos segmentos formando um ciclo. Essa teoria é citada no vídeo como ”De baixo para Cima”. A Teoria de Hayek defende uma independência as regras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com