TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD DIREÇÃO DEFENSIVA

Trabalho Universitário: AD DIREÇÃO DEFENSIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 3

1. No decorrer dos seus estudos, você estudou os tópicos de direção defensiva que envolvem motocicletas, dentre os quais as características da motocicleta, inspeção preventiva, equipamentos, postura, frenagem, curvas, visibilidade e posicionamento com a motocicleta. Após reflexão sobre o conteúdo estudado, responda os seguintes questionamentos:

a) No seu entendimento, os condutores de motocicletas e motonetas no Brasil praticam o que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem? Você acredita que os condutores possuem um comportamento voltado para direção defensiva observando os tópicos acima? Os motociclistas possuem habilidade para conduzir suas motocicletas? Justifique sua resposta, identificando comportamentos e atitudes que você verifica no seu dia a dia positivas ou negativas praticadas pelos condutores de veículos duas rodas. (1,5 ponto).

R.: Em sua grande maioria os condutores de motocicletas não tem nenhuma característica de condutores defensivos, pois além de não possuir um treinamento especifico e de qualidade para condução deste tipo de veículo, tem ainda o aspecto humano de estar sempre com pressa e desatento. Alguns motociclistas possuem consciência e fazem alguma diferença no trânsito, usando os equipamentos de segurança, respeitando a sinalização de trânsito e conduzindo de forma atenta, porém existem exemplos negativos que não são difíceis de encontrar, condutores não habilitados, conduzindo sem o capacete ou este sem estar fixado de maneira correta, e desrespeitando as norma de trânsito, enfim arriscando suas vidas e a de terceiros.

b) Você entende que colocar em prática do que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem pode reduzir o número de eventos ditos acidentes de trânsito e de mortes envolvendo motocicletas? Justifique sua resposta. (1,0 ponto).

R.: Sim, pois nesta unidade aprendemos que se forem utilizados os equipamentos de segurança, a manutenção preventiva, a inspeção preventiva e utilizarmos algumas técnicas de pilotagem, diminuirão consideravelmente os acidentes, diminuído as mortes e se os acidentes ainda vierem a acontecer, diminuiremos as lesões e as seqüelas.

2. Considerando o que prescreve o comportamento do motorista defensivo, se durante a condução o veículo começar a puxar para um dos lados, qual problema provavelmente está ocorrendo com o veículo? Qual o procedimento que o condutor deve adotar para solucionar o problema? (1,0 ponto)

R.: Pode ser relacionado com a calibragem dos pneus ou com alinhamento da direção, a solução pode ser uma simples calibragem e se o problema não for sanado, um geometria e alinhamento deve ser realizada.

3. Levando em consideração os cuidados que devemos ter com os pneus, e de acordo com o que você estudou, responda:

a) O que acontece quando o condutor observa que os pneus estão murchos, mas não adota a prática de mantê-los com a calibragem adequada? (1,0 ponto)

R.: Diminuem a vida útil do pneu, prejudicam a estabilidade e dirigibilidade, diminuem a aderência em pista com água e aumentam o consumo de combustível

b) Qual o limite mínimo de profundidade que deve ser observado nos pneus e por que é importante estar sempre atento para este limite? (1,0 ponto)

R.: O limite mínimo é de 1,6mm, é muito importante ficar atento a esta medida, pois ela indica o desgaste dos pneus, mantendo os pneus em condições pode-se evitar a hidroplanagem parar de forma mais rápida na hora da freada.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »