TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação a Distância (AD) Economia

Seminário: Avaliação a Distância (AD) Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  Seminário  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Economia

Curso: Administração

Professor: Joseane Borges de Miranda

Nome do aluno: Ricardo Feitosa de Sá

Data: 30/10/2013

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia atentamente o texto a seguir e responda as perguntas (a) e (b).

"Raras e cobiçadas"

3 de janeiro de 2011 | 19h00

Celso Ming

A notícia correu o mundo: em setembro, a China, usando como pretexto um incidente sobre soberania territorial, suspendeu as exportações de terras raras para o Japão. O governo de Pequim negou o embargo.

Independentemente dos vaivens diplomáticos, o fato é que a China tem reduzido a exportação desse material estratégico e isso levanta no resto do mundo preocupações de todo o tipo.

Terras raras é um conjunto de 17 minerais não ferrosos cujos nomes esquisitos estão nos manuais de química: gadolínio, térbio, disprósio, lutécio. Até há pouco tempo eram apenas usados nos laboratórios de pesquisa.

Hoje, são essenciais na fabricação de produtos de alta tecnologia, como mísseis, ou em artigos de uso cada vez mais intensivo, como lâmpadas fluorescentes, telefones celulares, notebooks, paineis de energia solar e turbinas eólicas.

Apesar de o nome sugerir escassez, há jazidas em vários países, mas o seu processamento é caro e altamente poluidor. Isso explica o predomínio da China na mineração e no refino nas últimas décadas. Em 2009, por exemplo, respondeu por nada menos que 97% da produção mundial.

Depois de ter reduzido em 40% as exportações de 2010 em comparação com as de 2009, dia 28 o governo da China avisou que vai restringir ainda mais os fornecimentos a partir do primeiro semestre deste ano. A informação chega num momento em que a demanda mundial já ultrapassa a oferta. Um relatório do Congresso americano avalia a atual produção mundial em 124 mil toneladas por ano, enquanto o consumo já é de 134 mil toneladas, e deverá alcançar as 200 mil toneladas em 2014. Como se vê, a reciclagem vai ficar cada vez mais importante.

O maior prejudicado pelas decisões da China, o Japão (um dos principais importadores), começa a se mexer. Tóquio planeja investir 100 bilhões de ienes (US$ 1,2 bilhão) para garantir o suprimento. Outros países estão nessa rota. No dia 15 de dezembro, o Departamento de Energia dos Estados Unidos divulgou documento que adverte sobre a necessidade de reduzir nos próximos 15 anos a dependência de metais raros de origem chinesa.

Extraído do site do Jornal Estado de São Paulo, coluna do Celso Ming, publicada em: 3 de janeiro de 2011, disponível: http://blogs.estadao.com.br/celso-ming/?s=raras+e+cobi%C3%A7adas&submit=OK. Acesso em: 5 fev.2011.

Aprendemos que o problema fundamental da economia é a escassez. A economia é a ciência que estuda a maneira como esses recursos escassos são distribuídos com o objetivo de produzir bens e serviços para atender o consumo da sociedade.

a) A partir do conteúdo estudado, você diria que o conceito de escassez implica em escolha? Por quê? Seu texto deve ter no mínimo 8 linhas. (1,5 pontos)

Com certeza, devido ao fato que a escassez do produto ofertado se vincula a demanda mundial de consumo, já que é bem maior. A partir daí tem-se a escolha de realizar investimentos para a garantia do suprimento do produto no futuro ou começar a usar o processo de reciclagem da matéria-prima para atingir o produto final elaborado. No caso do texto citado, as usinas eólicas, os notebooks, os mísseis, as lâmpadas fluorescentes, os telefones celulares, os paineis de energia solar, enfim, necessitam deste material vindo da China e onde esta mantém a predominância da mineração e do refino. Porém, os governos já se movimentaram no intuito de criarem alternativas, sejam em outras fontes ou outros tipos de material para utilizarem em substituição. Nesta mesma linha de raciocínio, as tecnologias se adaptam conforme os tipos de recursos humanos e matéria-prima que tem à disposição.

b) Em caso positivo, dê dois exemplos citados no texto que caracterizam a necessidade de escolha em situação de escassez. Seu texto deve ter no mínimo 10 linhas. (1,5 pontos)

Com a escassez das Terras raras, como cita o texto acima, existe a necessidade de tomada de algumas decisões por parte de outros países, já que a China por ser o principal país a ter esta predominância de exploração, esta se aproveita da situação para aumentar os seus lucros restringindo o fornecimento desta matéria-prima, obrigando os demais países que dependem destes minerais para fabricarem seus produtos, a procurarem alternativas e a necessidade de investimentos. Um exemplo dessa escolha é a decisão de investir ou não, já que existem jazidas em outros países e há a possibilidade de exploração, mas o seu processamento é muito caro e poluidor. Outra escolha nessa tomada de decisão, poderia ser a busca de outras fontes de aproveitamento como a reciclagem, que como já sabemos nos dias de hoje é muito importante além de ser uma forma mais barata. Já existem pesquisas feitas sobre reciclagem de imãs de discos rígidos de computadores descartados de onde se consegue obter terras raras, concretizando assim esta não dependência da produção da China.

2. Leia atentamente o texto a seguir e, considerando seus estudos até aqui, desenvolva a atividade que será proposta:

Ninguém acredita em oferta e procura

28 de dezembro de 2010 | 18h17

Paul Krugman

A questão do preço das commodities é curiosa; tenho recebido muita correspondência na linha do "Bem, o que é? Impressão excessiva de dinheiro ou ganância?" Mas por que teria de ser uma dessas? Por que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com