TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD SOCIOECONOMIA E GEOPOLITICA

Trabalho Escolar: AD SOCIOECONOMIA E GEOPOLITICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 4

1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

1) Entre 1820 e 1830, quando se iniciou a Primeira Revolução Industrial, um conjunto de fatores (de ordem geográfica, econômica, política, social e cultural) transformaram a Inglaterra num centro hegemônico do capitalismo e no primeiro país industrializado. Após o esgotamento da primeira revolução, deu-se inicio a uma segunda, que se estende desde o final do século XIX, passando pela Primeira Guerra Mundial e se concretizando com a multiplicação do Fordismo e do Taylorismo como técnicas de produção, o que resultou na queda da hegemonia da Inglaterra e na ascensão dos Estados Unidos. A primeira Guerra Mundial teve como localização a Europa, e devastou os países deste continente. Estados Unidos, localizado na América do Norte, não foi tão afetado pela Guerra, e assim, ficou numa posição melhor que os outros países, conseguindo destaque e consequente hegemonia. As técnicas de produção, Fordismo e Taylorismo, ajudaram na produção mais rápida de bens de consumo, auxiliando no capitalismo e possibilitando maiores vendas a menores custos. A ocorrência dessas revoluções industriais e a crescente concorrência internacional do processo de reestruturação econômica do capitalismo, em busca de maior produtividade, resultam no deslocamento do centro hegemônico de um Estado para o outro.

2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio do Brasil são: Erradicar a extrema pobreza e a fome, Atingir o ensino básico universal, Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, Reduzir a mortalidade na infância, Melhorar a saúde materna, Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, Garantir a sustentabilidade ambiental, Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

No Primeiro Relatório Nacional de Acompanhamento, feito em setembro de 2004, o Brasil em relação ao objetivo de reduzir a mortalidade na infância, teve como meta reduzir em dois terços, entre 1990 e 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos de idade. Em 2002, a taxa de mortalidade na infância no Brasil era 33,7 óbitos por mil NV. Já no Quarto Relatório Nacional de Acompanhamento, feito em março de 2010, a questão da mortalidade infantil no Brasil havia melhorado, e em 2008, a taxa de mortalidade na infância no Brasil era 22,8 óbitos por mil NV, com redução consistente em todas as regiões do país nos últimos anos.

A meta para 2015,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com