TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia E Geopolitica

Artigo: Socioeconomia E Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Curso:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

Diversos fatores contribuíram para que a Inglaterra atingisse a hegemonia. A posição geográfica, politica, social e cultural foram fatores que levaram a Inglaterra a ser o primeiro país a se industrializar. Um dos fatores que beneficiaram os Estados Unidos foi a Primeira Guerra Mundial. Antes da Primeira Guerra, a Europa tinha uma supremacia politica e econômica sobre os outros países do mundo. Durante a Primeira Guerra Mundial as perdas humanas foram consideráveis e os dados apontam um total de 13 milhões de mortos na a Europa, sendo que 1 milhão de mortes ocorreram na Inglaterra. Já nos EUA, estima-se que foram 115 mil perdas. Os americanos foram os mais beneficiados no conflito, pois concederam empréstimos para que seus aliados se mantivessem na guerra e criou assim uma dependência alta da Europa pelos Estados Unidos. Nesse contexto, a Europa via começar o seu declínio e foi obrigada a dividir com os Estados Unidos o domínio do mundo. Em termos económicos, a Europa ficou completamente desorganizada, com graves problemas no setor agrícola e industrial, enquanto a economia dos EUA só melhorava. Novas potências industriais nasceram e retiraram da Inglaterra o controle da inovação tecnológica. Os Estados Unidos saíram como vencedores do conflito, pois se tornaram credores da falida Europa.

2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

Farei um comparativo sobre 2 objetivos: Acabar com a fome e a miséria, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com