TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 02/2017 CEDERJ CIÊNCIA POLÍTICA

Por:   •  9/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

 Atividade Avaliativa 1 - Aristóteles e Bobbio

 Os tipos de poder existentes para Aristóteles e como são definido, estão relacionado ao Poder paterno, este exercido pelo pai sobre o filho, numa relação de interesse do filho; Poder despótico, este tem por pressuposto, o poder exercido pelo senhor" sobre o escravo no interesse do senhor; Poder político, exercido e assegurado pelos governantes sobre os governados no interesse de ambos.

As formas de governo e o que as caracteriza para Aristóteles, agrega a uma "tipologia de quantidade", onde se baseia em "governo de um só, governo de poucos e governo de muito" , exemplificado no quadro abaixo, retirado do material da disciplina :

 Quantidade de governantes

Boa forma de governo exercida no interesse de governantes e governados

Forma degenerada de governo – exercida apenas no interesse do governante

Um

Monarquia

Tirania

Poucos

Aristocracia

Oligarquia

Muitos

Politeia

Democracia

 No caso, as que caracteriza, vai pela sua orientação..." o bom governo " para Aristóteles, é aquele que é para todos ou é orientado a suprir as necessidades dos mesmos (governantes e governados). No "mau governo" , a linha de pensamento vai de uma lógica degenerativa, sendo a orientação de suprir somente a necessidade do governante.

Segundo Bobbio, a tipologia moderna das formas de poder, é pensada e construída na forma como o poder é exercido dentro de uma sociedade, onde este é dividido e definido em poder econômico (concebido por aquele individuo ou grupo quem tem posses ou algo monetários em escala grande e que pode influencia outros que tem poucas posses e é "reféns" deste); poder ideológico ( fundado na influencia de ideias formulas e difundidas no meio, propagada por uma pessoa que tenha autoridade ou carisma perante ao seus comandados e ou ouvintes); poder político (concebido por instrumentos legais ou não, mediante a mecanismos de coerção física e simbólica , podendo utilizar "armas").

A relação entre Estado e poder político, configura-se no que tange ao "estado", onde Bobbio o caracteriza em 3 importantes partes : a exclusividade ( "tendência que os detentores do poder político manifestam em não permitir, em seu âmbito de domínio, a formação de grupos armados independentes... BOBBIO, 1984, p. 10 ); a universalidade ("capacidade que têm os detentores do poder político, e só eles, de tomar decisões apropriadas e efetivas para toda a comunidade no que toca à distribuição e destino dos recursos não apenas econômicos"...BOBBIO, 1984, p. 10); a inclusividade (possibilidade de intervir imperativamente em toda a possível esfera de ação dos membros do grupo, direcionando os para um fim desejado ou dissuadindo-os de um fim não desejado através do ordenamento jurídico... BOBBIO, 1984, p. 10).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com