TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD_Etica Moderna

Artigos Científicos: AD_Etica Moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Ética Moderna

Curso: ADMINISTRAÇÃO AMAN

Professor: CARMELITA SCHULZE

Nome do aluno: VITOR MOREIRA AGUIAR GOMES

Data: 25/02/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Na Fundamentação da Metafísica dos Costumes encontramos outra formulação do imperativo categórico que Kant denomina de “imperativo prático”:

“Age de tal maneira que possas usar a humanidade, tanto em tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio”

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e outros escritos. Martin Claret: São Paulo, 2006. p. 59.

Em um texto, entre 20 e 30 linhas, relacione a formulação do imperativo categórico apresentada no enunciado acima com a temática principal (o assassinato de uma ativista humanitária em uma área remota do Quênia) do filme “O jardineiro fiel”. (10 pontos)

Ficha técnica - título original: The Constant Gardener; gênero: drama; duração: 02 h 09 min; ano de lançamento: 2005; estúdio: Focus Features / Scion Films Limited / Potboiler Productions Ltd.; distribuidora: Focus Features / UIP; direção: Fernando Meirelles.

O Jardineiro Fiel e o Imperativo Categórico Kantiano

No filme Justin é um diplomata e marido de Tessa, a ativista assassinada. Fica evidente através da conduta e comportamento do personagem Justin, a ética moralista kantiana, e o imperativo categórico também transparece em suas condutas. Justin representa o modelo de moral, de ética que Kant descreve; ele é o jardineiro fiel, aquele que viveu de modo intenso a lei moral, com cunho universalista, suas ações valem tanto para ele como para todas as pessoas. Em certos momentos Justin demonstra a forma correta de agir: Em um trecho do filme surge a seguinte oferta: “ em qualquer lugar sempre haverá a possibilidade de um pequeno consulado, pare com isto enquanto é tempo,ouça o conselho de um amigo” (Imperativo hipotético), mas ele nem responde. Continua sua peregrinação, convicto de que é assim que deve agir, por que o imperativo que o guia é categórico é uma ordem formal que nunca está condicionada a situações ou a particularidades.

Em seu consciente, sua razão lhe diz que assim deve ser e ele se submete a ela, livremente. Sua autonomia está subordinada ao critério de universalidade. Como em Kant, Justin identifica boa vontade e razão. Sua razão o conduz pelo mundo em busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com