TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO O CONCEITO

Seminário: ADMINISTRAÇÃO O CONCEITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Seminário  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO: Para avaliar se a empresa obteve lucro ou prejuízo, precisamos confrontar a RECEITA e a DESPESA do período de acordo com o PRINCIPIO DA COMPETÊNCIA.

Contas: Registro dos fatos(onde se tem devedor e credor), são denominações genéricas de itens da mesma espécie.

Tipos de Contas: Contas Patrimoniais ou integrais e Contas de Resultado ou diferenciais.

Contas Patrimoniais: Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio Líquido.

Contas de Resultado: Receita, Custos, Despesas Operacionais, Despesas Não Operacionais etc.

Principio da Competência: As receitas e as despesas são computadas no período em que ocorrerem, independente de serem recebidas ou pagas.

Receita: A Receita corresponde, em geral, à venda de mercadorias ou à prestação de serviço, a receita reflete no balanço por meio da entrada de dinheiro no caixa(quando a vista), ou da entrada de um DIREITO a receber(quando a prazo), representada por duplicatas a receber. A receita sempre AUMENTA O ATIVO, embora nem todo aumento de ATIVO, signifique RECEITA, como, por exemplo, empréstimos bancários recebidos, financiamentos obtidos, que aumentam o ATIVO-CAIXA da empresa, mas não são consideradas RECEITAS. Toda vez que entrar dinheiro no caixa por meio de RECEITA A VISTA, RECEBIMENTOS, essas operações serão denominadas ENCAIXE, quando a empresa vende a prazo, gera DUPLICATAS A RECEBER e não caixa.

Despesas: Despesa é toda atividade e todo esforço da empresa para obter receita, o que implica em ônus e riscos( que podem, eventualmente, redundar em prejuízos), a despesa é traduzida geralmente no consumo de BENS E SERVIÇOS. A Despesa DIMINUI o ATIVO-CAIXA(quando a vista) ou AUMENTA O PASSIVO-DIVIDA(quando a prazo), as despesas pode se originar também de outras reduções do ATIVO, como, por exemplo, DEPRECIAÇÃO. Todo o dinheiro que sai do CAIXA para pagamento de uma despesa ou por outra aplicação qualquer é denominado desembolso ou DESENCAIXE. Se o Ativo perder a sua capacidade de gerar benefícios de forma anormal, como, por exemplo, um Incêndio, esse fenômeno será denominado PERDA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com