TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AJUDA SOCIAL EM JUIZ DE FORA

Projeto de pesquisa: AJUDA SOCIAL EM JUIZ DE FORA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.476 Palavras (10 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 10

ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES SOCIAIS

Juiz de Fora

2014

CARMEM LÚCIA CELESTE RESENDE

ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES SOCIAIS

Trabalho o apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de nota no curso de Bacharel em Serviço Social.

Prof.: Clarisse da Luz KernKamp; Marilucia Ricieri; Paulo Sérgio Aragão ; Sérgio Goes.

Juiz de Fora

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

1 A ASSISTENCIA SOCIAL EM JUIZ DE FORA..............................................5

.2 DADOS SOBRE O APOIO DOS ORGÃOS GOVERNAMENTAIS................7

3 MEDIDAS TOMADAS PELA PREFEITURA...................................................8

4 CONCLUSÃO................................................................................................13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho retrata uma breve reflexão sobre a situação da assistência Social na cidade de Juiz de Fora. Juiz de Fora é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à mesorregião da Zona da Mata e microrregião de mesmo nome, localiza-se a sudeste da capital do estado, distando desta cerca de 283 km. Sua população foi contada, no ano de 2010, em 516 247 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o quarto mais populoso de Minas Gerais e o 36º do Brasil. Ocupa uma área de 1 429,875 km², sendo que apenas 317,740 km² estão em perímetro urbano

O Serviço Social é uma profissão que atua sobre as manifestações da questão social. Por ser histórico, está intimamente relacionado às transformações da sociedade. O Serviço Social, desde 1997, é considerado pelo Conselho Nacional de Saúde como profissão de sua área, com atuação concentrada, prioritariamente, nas ações de caráter emergencial, de educação e de informação em saúde, de planejamento e assessoria, e de mobilização de comunidade.

O profissional de Serviço Social – assistente social - atua na produção e reprodução da vida material e social, a partir de sua inserção em processos de trabalho que se organizam conforme as exigências econômicas e sócio-políticas da sociedade capitalista e tem por compromisso decifrar a realidade e construir propostas de trabalho que sejam capazes de preservar e efetivar direitos.

Abordaremos quais medidas estão sendo tomadas pelos orgãos locais o que se tem feito para mudar a situação da população.

1 A ASSISTENCIA SOCIAL EM JUIZ DE FORA E COMO A POPULAÇÃO ESTÁ SENDO AMPARADA

.

Este trabalho aponta que a inserção do assistente social no trabalho público ou privado possui especificidades, pois se trata de um espaço sócioocupacional que tem uma centralidade no trabalho vivo e na produção de ações que visem o cuidado da população. Em se tratando da saúde essas particularidades se ampliam, uma vez que este nível de atenção é reportado como a porta de entrada dos serviços de saúde e está em posição privilegiada no contato com os usuários e seu cotidiano de vida.

Na cidade contamos mais com apoio privado que com o apoio público. Temos na secretaria de Serviço Social alguns projetos na área de saúde, educação, esporte, inserção social entre outros.

Apesar do entendimento do usuário como portador de direitos que lhe são garantidos constitucionalmente, vê-se, ao mesmo tempo, que há um desconhecimento desses direitos por parte dos próprios usuários. Este fato dificulta, ao assistente social, o desenvolvimento de seu trabalho articulado com as necessidades e interesses dos usuários. A visita domiciliar(VD é um instrumento de trabalho do assistente social que tem por objetivo conhecer a condição e o modo de vida da população.

Com a criação do Sistema Único de Assistência Social, dentre as diversas adequações necessárias no campo da gestão, encontra-se as ações voltadas para a produção,sistematização e análise de informações territorializadas sobre as situações de risco e vulnerabilidade que incidem sobre famílias e indivíduos.Assim, caracterizamos a Vigilância Social como uma ação fundamentalmente ligada à gestão da informação, mas, sobretudo, comprometida com o efetivo apoio às atividades de planejamento e gestão dos serviços sócio-assistenciais quando se propõe produzir e disseminar conhecimentos favorecedores para a efetivação do caráter preventivo e proativo da Política de Assistência Social. A Vigilância Social no nosso município por meio de diversos instrumentos de gestão, buscando promover o desenvolvimento de famílias com alto grau devulnerabilidade social. Somando-se a isto, instituímos a Subsecretária de Vigilância e Monitoramento na estrutura organizacional da Secretaria de Assistência Social visando garantir maior capacidade e estrutura para a efetiva implementação desse campo em Juiz de Fora.

Sabemos que a VD deve ser utilizada em algumas situações para adquirir maiores conhecimentos sobre a realidade de um determinado usuário, família ou comunidade. É um recurso para complementar informações, aprofundar relações de confiança ou abrir determinadas negociações. Destaco a existência de algumas visões já superadas pelo Serviço Social em relação às visitas domiciliares como as relacionadas à investigação e comprovação das condições de vida da população, como também às vinculadas às orientações sobre higiene e cuidados médicos.

Outro ponto a ser considerado se refere à forma de tratamento do usuário (compreendido como sujeito que deve ser respeitado em sua inserção social e geração) e as possibilidades de acesso aos direitos garantidos na atualidade.

Na realidade da inserção do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com