TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cidade de são paulo -Caio Prado

Por:   •  17/10/2016  •  Resenha  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade São Judas Tadeu

AUPU202 – Fundamentos de Urbanismo e Paisagismo I

2° BARM

A cidade de São Paulo – Geografia e Historia

Militante do Partido Comunista, Caio da Silva Prado Junior nasceu em São

Paulo, em 11 de fevereiro de 1907. Formado em Direito pela Universidade de São

Paulo em 1928, exerceu mandato eletivo, alguns cargos dentro do partido político e

em 1933 escreveu seu primeiro livro: “Evolução Política do Brasil”.

Sob uma ótica profundamente marxista, o autor desvenda os meandros da

realidade brasileira desde a colônia até a formação da nação com grande habilidade. Além da sua perspectiva marxista, Caio Prado Junior também utilizou

conceitos oriundos da Geografia e História, subsídios adquiridos em cursos que não chegou a completar na Faculdade de Filosofia da USP. (DACOL, 2004)

13°Edição .1983

PRADO JÚNIOR, Caio. A cidade de São Paulo – Geografia e Historia : O Fator geográfico na formação e no desenvolvimento da cidade de São Paulo

Ed. Brasiliense ; P : 7-38.

PRADO JÚNIOR, Caio. A cidade de São Paulo – Geografia e Historia : O Fator geográfico na formação e no desenvolvimento da cidade de São Paulo

I- Fatores favoráveis para a ocupação de São Paulo

São Paulo x Litoral

“Comecemos pela analise do sitio escolhido.” P-8

As vantagens apresentadas por São Paulo em relação ao litoral são indicadas no inicio do capitulo indicando ai , alguns dos fatores geográficos responsáveis pelo desenvolvimento e ocupação da cidade de São Paulo .

Litoral

O litoral descrito no texto é referente a uma faixa estreita formada principalmente por mangues insalubres dificultando a pratica da agricultura devido a sua insalubridade , alem das temperaturas elevadas características de um clima tropical.

São Paulo

Condições naturais muito mais favoráveis devido as suas terras altas e saudáveis , as áreas de planalto , e seu clima favorável de temperaturas medianas.

Indígenas

As numerosas tribos indígenas abastecem a mão de obra escrava .

Acesso

De todos os pontos da Serra do Mar que separa planalto e mar , São Paulo é o que tem maior facilidade de acesso e é feito por uma rota já utilizada pelos índios .

Algumas outras regiões são favorecidas por rios , porém , muito mais prejudicadas pelas zonas de serra , gerando uma topografia acidentada de densa cobertura florestal .Além de sua orientação paralela ao mar não oferecer passagem para o interior .

Campos de Piratininga

“Os descampados oferecem, pelo contrário , a vantagem de um terreno limpo e já preparado para a instalação humana.” P-14

A escolha do lugar para o centro colonial se deve graças a existência de uma clareira natural , Campos de Piratininga, a qual não era arborizada devido ao solo pobre Geraldo pelo depósito flúvio-lacrustre terciários argilosos . Além dos Campos de Piratininga serem a primeira região plana próxima do litoral.

Ordem física

A preferência dos jesuítas pelo planalto de São Paulo ao invés de Santo André, pode ser relacionada a questões geográficas , tais como :

Relevo

Posicionado no alto de uma colina , servia de barreira natural para a defesa contra possíveis ataques do gentio, enquanto Santo André se erguia na orla da mata , exposta por não apresentar defesa.

Hidrografia

“...São Paulo ocupava nele uma situação geográfica privilegiada . Em primeiro lugar por ser o centro natural do sistema hidráulico da região.” P-20

Falta de proximidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com