TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO SOCIAL DO BRASIL MINERAÇÃO CAIO PRADO JR

Por:   •  27/6/2019  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Mineração

Portugal ficou por muitas décadas bastante incomodado com a Espanha que já estava na América e já tinha encontrado metais preciosos, ouro, prata etc., nessa época o Brasil estava voltado para a produção do açúcar visando a atender o mercantilismo europeu, até que no século XVll, encontram as primeiras quantidades consideráveis de ouro no Brasil.

A mineração no período colonial foi mais uma das riquezas a serem extraídas aqui do Brasil e enviadas a Portugal. Com a descoberta do ouro houve um aumento do número de pessoas vindas de Portugal, como a extração do ouro era fácil e não exigia um investimento muito grande, como na produção de açúcar, chamou a atenção de muita gente. A população nessa época aumentou muito rápido, todos queriam encher os “bolsos” de ouro e sem muito trabalho.

Portugal então começa um problema terrível, pois a parte que era reservada a coroa era bastante alta, chamada de o quinto. O quinto era a quantia de 20 por cento de todo ouro extraído que era destinado à coroa, mas a população não ficava satisfeita e tentava de todas as formas se furtar de pagar tais tributos. A fazenda real então começa a criar formas diferentes de taxar os mineradores, fazendo a capitação dos trabalhadores presentes por cada mineradora. Era exigido um peso por cada escravo que trabalhava na mina, mesmo se eles não achassem ouro, o que deixa o Brasil num caos, pois o ouro estava acabando. Isso não durou muito tempo, já que o ouro estava se esgotando. Criou-se uma nova e pior forma de extrair impostos da população que vivia no Brasil, já que não estavam conseguindo extrair ouro, instituiu-se que o país deveria mandar o peso de 100 arrobas (1500 quilos) de ouro para a  coroa e se não chegassem nesse peso, o restante da quantia era confiscado dos bens de todas as pessoas. A população vivia um terror, casas eram violadas, pessoas sendo presas, mortas etc.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com