TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS TEXTOS: O MUNDO E RESOLUÇÃO Nº 4 DE 13 DE JULHO DE 2010

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

POLO

 

Arujá- SP.

 

 

 

 

2017 

Jéssica Paulino Soares

ESTUDOS DISCIPLINARES II

Trabalho de análise, apresentado a Universidade UNIP como parte das exigências para aprovação da matéria Estudos Disciplinares II

 Arujá, 29 de Maio de 2017.

Prof.ª Silmara Machado.

ANÁLISE DOS TEXTOS: “O MUNDO” E “RESOLUÇÃO Nº 4 DE 13 DE JULHO DE 2010”.

Percebe-se que ao ser elaborado o documento, Resolução Nº 4 de 13 de Julho de 2010, procurou abranger todos os aspectos culturais de nosso país. Cada região, com suas características próprias, faz do Brasil um imenso caldeirão cultural onde costumes, sotaques, atividades de lazer diferenciam-se entre si e devem ser valorizadas tornando-se muitas vezes uma identidade regional, deste modo quando se propõem estabelecer uma base curricular nacional comum, o governo apenas direciona Estados e municípios a seguir um mínimo de conteúdo permitindo aos alunos da educação básica de cada escola, neste imenso território, ter acesso a um currículo básico.

Em um país onde caracterizou-se a migração, principalmente das regiões norte e nordeste para a região sudeste, este currículo básico comum atenderá as necessidades que toda pessoa, em seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho, tem o direito. Evidente que a troca de culturas também é importante, isso faz com que a diversidade encontrada seja respeitada, seja daqueles que migram quanto daqueles que “recebem” o migrante.

Isso parece ficar evidente no artigo 11: “ A escola de Educação Básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País. ”

Um trecho do texto: O mundo - sugerido como base para esta atividade – auxilia ainda mais no entendimento da pluralidade cultural: “Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores”.

Essa individualidade, como as pessoas vivem o mundo, como sentem o mundo e enxergam o mundo, deve ser considerada. A diversidade encontrou na sociedade, na questão do gênero, um novo contexto, a palavra ganha um novo significado, e o nascer homem ou nascer mulher passa a ser visto de outra maneira, visão esta chamada de identidade de gênero.

CONCLUSÃO

Em um momento onde a escola torna-se um ambiente cada vez mais questionador, aberto a diversidade, e o tradicional espaço de conhecimento unidirecional, professor para aluno, deixa de ser o único meio de aprendizado. A questão de gênero também ganha um olhar diferenciado, aberto a discussões pertinentes e necessárias em um mundo em transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com