TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade: Expressa na Resolução nº4 de 13 de Julho de 2010 e no texto o mundo.

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

POLO

Hortolândia

2016

Diversidade: Expressa na Resolução nº4 de 13 de Julho de 2010 e no texto o mundo.

O texto de Eduardo Galeno deixa claro que existe um "montão de gente, um mar de fogueirinhas" e que nenhuma é igual à outra. O mundo é isso, o Brasil é isso, diversas culturas, diversos costumes, diversas religiões, uma diversidade sem fim. Onde cada individuo carrega um conhecimento diferente, cada um tem um brilho próprio, uma forma de ser, ver e pensar.

O Brasil se destaca pela sua pluralidade cultural, étnica, social, entre outras, tornando um país único. Podemos dizer que existem diversos "Brasis", cada região é bem diferente uma da outra com aspectos, costumes e tradições que devem ser preservadas, respeitas e vivenciadas. Com tanta diversidade, significa um grande desafio, como garantir que todas essas diversidades sejam respeitadas e aplicadas no ambiente escolar, promovendo a igualdade de oportunidades?

A resolução no. 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica aponta para uma escola que busque a igualdade. Através de projetos políticos-pedagógicos sem que esses anulem as diferenças regionais e sua cultura local. Há na verdade um incentivo para que sejam estimuladas as peculiaridades de cada local em que a escola se estabelece. Ainda na resolução fica evidente a preocupação com respeito ao diverso, seja comportamento físico, aparência, aspecto sexual, racial, intelectual, econômico, religioso, familiar, buscando uma educação que visa vencer as indiferenças, respeitar e preservar a diversidade do nosso país.

Referências

Texto: o mundo – disponibilizado no AVA, autor, In GALENO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto alegre: L&PM. 2008.

Resolução nº4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a educação Básica. Site portal do MEC. Disponibilizado no AVA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com