TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade: Expressa na Resolução nº4 de 13 de Julho de 2010 e no texto o mundo

Por:   •  10/9/2015  •  Dissertação  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1 – Diversidade: Expressa na Resolução nº4 de 13 de Julho de 2010 e no texto o mundo...............................................................................................................3

Referências

1- Diversidade

Expressa na Resolução nº4 de 13 de Julho de 2010 e no texto o mundo.

No pequeno texto, o mundo, o leitor é levado a imaginar o mundo visto dos céus onde a vida humana é um mar de fogueirinhas e cada pessoa brilha com luz própria entre as demais. Uma clara evidência de que os seres humanos possuem uma individualidade e que esta deve ser aceita e respeitada.

Cada um tem um brilho próprio, uma forma de ser, ver, pensar, portar e desde que não prejudique a liberdade do outro precisa ser tratado com naturalidade, reconhecendo o diverso como opção, modo de vida, uma escolha, uma identidade social e cultural.

A diversidade deve ser vista como importante, pois através do diverso ensina-se e aprende-se. Com o chamado diferente se cresce, todos têm algo a oferecer.

Percebe-se no texto da resolução que define diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica a mesma linha de pensamento.

Olhando para um país tão grande, com dimensão continental, onde a cultura deve ser entendida como culturas, a diversidade como diversidades, há a necessidade de se ver e trabalhar a educação na dimensão do diverso. Das culturas, das opiniões, das contradições, daquilo que diferencia um ser humano do outro, fazendo com que este ser seja único mesmo tão parecido um com o outro.

Muitos têm encontrado dificuldades de se manter na escola justamente por um comportamento que para a maioria é considerado inapropriado.

A estatística da evasão escolar ganha novos números tendo como mola propulsora o preconceito e a desigualdade no trato com aqueles que não vivem como a maioria.

Percebe-se com isto que o tema diversidade não pode ser visto ou tratado somente como uma questão qualquer que não gera maiores conseqüências, pelo contrário, gera problemas como no caso da evasão escolar, e outros tantos problemas de ordem familiar, social e para a própria identidade de um povo, a cultura.

O documento em questão aponta para uma escola que busque a igualdade. Através de projetos político-pedagógicos sem que esses anulem as diferenças regionais e sua cultura local. Há na verdade um incentivo para que sejam estimuladas as peculiaridades de cada local em que a escola se estabelece.

Voltando os olhos para o país. O Brasil possui em si vários “BRASIS”. O norte é bom diferente do sul, o sudeste se diferencia bastantes do centro-oeste, mesmo estando todos em um só território cada qual possui suas particularidades que devem ser preservadas, ensinadas e vivenciadas.

De ponta a ponta desta grande nação encontra-se uma variedade de povos, expressões, costumes. É um país rico culturalmente. Uma mistura bonita de seres que dividem o mesmo espaço com vasta diferença. Não somente a diferença por regiões, mas em cada uma há também diversidade individual.

Isto mostra que a educação precisa estar atenta ao contexto regional e individual, atendendo não somente uma base curricular que serve para todos, mas também buscar atender aos anseios locais bem como pessoais.

Ainda, segundo o documento apreciado, há uma variada forma de se trabalhar a educação, a básica formal, a distância, a indígena, a rural e a EJA, fica bem claro com isso que até mesmo a forma de se levar a educação pode ser diferente e o é, assim também as diversidades devem ser trabalhadas.

A educação conforme os textos precisa se atentar para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com