TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS ADMINISTRATIVO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

1 Consumidor

Ser consumidor é alimentar-se, vestir-se, divertir-se e, sobretudo, é viver. O consumidor tem suas motivações, é dotado de personalidade, tem uma percepção de realidade tão diferenciada quanto as pessoas têm da vida; desenvolve atitudes positivas e negativas e aprende como aprendem todas as pessoas (KARSAKLIAN,2000)

Seguindo os termos da lei consumidor e  toda pessoa fisica ou juridica que adquire um determinado produto ou serviço para sua satisfação ou por necessidade. Qualquer individuo com poder de compra ou financeiramente capacitado e considerado consumidor. Na maioria dos cassos o consumidor so esta buscando um produto ou um prestador que seja conveniente naquele momento. Apesar de realizar uma compra ou contratação despretensiosa todo consumidor pode virar cliente. Por isso, é necessário ter um excelente atendimento, para que no futuro esse consumidor possa virar um cliente definitivo.

1.1 O Perfil do Consumidor Atual

Compreender o perfil dos consumidores faz toda a diferença na hora de colocar as estrategias em prática.        Para isso é fundamental a empresa compreender como eles se relacionam com os produtos, marcas, serviços e principalmente como fazem a escolha final para a aquisição. Manter a empresa antenada junto aos avanços tecnologicos do seculo XXI é de  suma importancia para melhorar as suas estrategias e se manter competitiva no mercado. Com esse avanço todos os comsumidores veem diversas puplicidades e anuncios de diversos concorrentes. Manter o setor de marketing sincronizado com os demais setores e muito importante, assim podera criar campnmahas e novos  produtos efetivos com o seu segmento e publico alvo.

 Segundo Schmitt (2000) que diz que os consumidores já estão acostumados com as características e benefícios funcionais oferecidos pelas marcas, o que eles realmente querem são produtos, comunicação e campanhas de marketing que estimulem os sentidos e mexam com as emoções. Procuram produtos que consigam se incorporar no seu estilo de vida, querem obter uma experiência.

Seguindo alguns pensamentos de Phillip Kotker podemos ampliar a nossa visibilidade no mercado, assim  indentificar com mais eficacia os nossos consumidores e transformar em clientes.

  • Se preocupe com as pessoas e o mundo: muito dos novos consumidores preferem empresas que estão engajadas com as questões socioambientais. Saem na frente as empresa que colocam o bem estar social e ambiental antes do bem-estardo proprio negocio.
  • Construa a sua marca: Seja referencia no seu ramo de atuação, assim alguns consumidores terão uma referencia para começa a sua busca.
  • Pense Globalmente: Não foque apenas no mercado local, podemos encontar comsumidores em outros paises cujas as necessidades não são atendidas pelas empresas locais.
  • Segmentar os Clientes: Com a maior exigencia dos consumidores segmentalos e a melhor descisão, assim podemos se aproximar deles.
  • Não deixe de Inovar: Inovando a nossa forma de atuar no mercado podemos aumentar o nosso publico alvo.
  • Não deixe o planejamento de lado: Manter se planejado todas as descições e importante para mensurar os seus resultados e saber se esta sendo eficaz as suas estrategias.
  •  Faça seus clientes parte do negócio: para alguns setores as opinioes dos consumidores e clientes são de suma importancia para o desenvolvimento e criação  de novas praticas e serviços. Essa pratica pode dar uma imersão e uma proximidade entre cliente e empresa.
  • Amostre seus Sucessos: divulgue e esponha as suas conquistas empresariais, assim aumentara o status da sua empresa no mercado, alguns  Consumidores são bem exigentes com stats que a marca tem com suas prayicas e serviços no mercado.

É preciso compreender que o consumo é uma das inumeras coisas fluentes no dia a  dia das pessoas. Elas por sua vez têm infinitas motivações, razões e descições para buscar algo no mercado. Por isso, avalie detalhadamente todos os fatores que possam influenciar o comportamento dos seus consumidores, assim adquirindo mais informações para atender as necessidades e buscas dos consumires.

1.2 O Comportamento de Compra do Consumidor

Em seus estagios iniciais de desenvolvimento, os pesquisadores chamavam essa area de estudo do comportamento do comprador, que refletia uma enfase naquela epoca (nas decadas de 1960 e 1970) sobre a interação entre consumidores e produtos no momento da compra.(Solomon 2016)

Ainda por Solomon (2011), o comportamento do consumidor engloba uma grande área, onde indivíduos ou grupos escolhem, compram, usufruem ou descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazerem desejos e necessidades.

Definimos comportamento do consumidor como as atividades diretamente envolvidas em obter, consumir, e dispor de produtos e serviços, incluindo os processos decisórios que antecedem e sucedem estas ações” (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2000)

O comportamento do consumidor contribui para o aprendizado dos significados específicos que os produtos têm para os consumidores e para o processo de decisão/escolhas. A pesquisa do consumidor ocorre em cada fase do  processo de consumo: “antes da compra, durante a compra e depois da compra“ (GIGLIO, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com