TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO CIENTIFICO

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ANTONIA LOPES DE CARVALHO MELO

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA

[pic 4]

Esperantina

2014

ANTONIA LOPES DE CARVALHO MELO[pic 5]

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA

Esperantina

2014


SUMÁRIO

[pic 6]

INTRODUÇÃO        03

DESENVOLVIMENTO        04

CONCLUSÃO        06

REFERÊNCIAS        07


INTRODUÇÃO

O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.

O projeto político pedagógico tem sido objeto de estudos dos professores, pesquisadores e instituição educacionais em níveis nacionais e municipais, em busca da melhoria da qualidade de ensino.

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar metas a cumprir e sonhar a realização. O conjunto dessas aspirações, bem como meios para centraliza-los, é o que da forma e vista ao chamado projeto político pedagógico.

A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. È fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que esfera administrativa superior tornem essas iniciativas, mas que lhe deem suportes necessários para levá-los adiante.  


DESENVOLVIMENTO

O termo projeto vem do latim projectu, que significa lançar para adiante.

Ao construirmos os projetos de nossas escolas planejamos o que temos intenção de fazer, realização, lançamos nos para diante, com base nos termos buscamos o possível. È querendo um futuro diferente do presente, nas próprias palavras Godotti: planejar significado tentar quebrar um estado confortável para anisar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente.

O projeto político – pedagógico, ao se constitui em processo democrático de decisões, preocupa – se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos sempre buscando eliminar as relações competitivas, corporais e autoritárias, rompendo com a rotina do mundo impessoal, racionalizado da burocracia que existir no interior da escola.

A escola tem a preocupação de observar a realidade dos sujeitos envolvidos é buscar as condições necessárias para o desenvolvimento das ações desejadas. Sendo assim, o projeto apresenta proposta, ou seja, é inacabado, inconcluso, didático por ter dimensões politicas está comprometido com a formação de cidadãos que atuam individualmente e coletivamente na sociedade e serão os responsáveis pela construção de seus rumos. E por ser pedagógico possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, permite a organização de atividades e ações educativas necessárias para o ensino e aprendizagem.

O projeto político pedagógico deve ser o norteador de qualidade que uma comunidade almeja alcançar, tendo em vista o objetivo, metas e recursos disponíveis para uma educação de qualidade e eficiente deve ser consultado, avaliado, revisto e formulado constantemente de acordo com as demandas que vão surgindo no contexto educacional.

A importância do projeto político – pedagógico esta no sentido de que ele passe a ser uma direção, um caminho a ser seguido e com objetivos metas a serem alcançadas pela escola, pois é uma ação intencional que deve ser definida coletivamente.

A escola é um instrumento fundamental para organização do projeto, ou seja, documento administrativo e norteado que fundamentado na proposta pedagógica estabelece a organização e o fundamento da escola. E importante lembrar que o projeto político pedagógico e indiretamente contribui para os objetivos prioritários da escola, em movimento constante de reflexão – ação – reflexão. A importância ter autonomia significa construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seus próprios planos de trabalho, planejando suas atividades de modo a responder as demandas da sociedade, atendendo as que a sociedade espera dela. A autonomia, permiti à escola a construção de identificar e a equipe escolar uma atenção que torna o sujeito histórico de sua própria prática.

No processo de construção de um projeto político pedagógico requer dedicação tanto do ambiente escolar como da comunidade envolve a todos.

A escola analisa sua finalidade política e social as formas os indivíduos, para a participação política que implicam direitos e deveres em que vivem. O esforço analítico de todas as possibilidades a identificação, quais finalidades precisam ser reforçadas, quais os relatos em níveis das áreas, das diferenças disciplinar, do conteúdo programado.

É importante decidir, coletivamente o que se quer reforçar dentro da escola e como detalhar as finalidades para se atingir almejada cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com