TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Serviço Social

Michele gonçalves freitas

MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL

ITABUNA-BA

2014

MICHELE GONÇALVES FREITAS

MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Formação Social, Histórica e Política do Brasil, Antropologia, Acumulação Capitalista e Desigualdade social e Metodologia Científica.

Orientadores: Profs. Gleiton Lima,Giane Albiazzeti,

Rosane Malvezzi e Rodrigo Trigueiro.

ITABUNA-BA

2014

SUMÁRIO

Introdução_______________________________________4                                                                            

  1. Manifestações Públicas no Brasil___________________5

  1. Justiça Social no Brasil___________________________6

         Conclusão_______________________________________8

         

         Referências Bibliográficas___________________________9

INTRODUÇÃO

   

    O presente trabalho foi elaborado para mostrar a finalidade das manifestações populares que tem o objetivo de reivindicar os interesses da população em relação a questões sociais, como educação, moradia, saúde, segurança e direito a manifestação cultural, e quais os resultados que esses protestos proporcionaram a população como a punição de políticos corruptos por causa de desvios de verbas públicas e outras irregularidades. Outro aspecto abordado é sobre a justiça social onde fala sobre seu conceito e se é posta em prática no Brasil, mostra o quanto o direito e deveres de todos os seres humanos deve ser respeitado e posto em prática.

1-MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL

       As manifestações populares no Brasil que começaram em junho de 2013, surgiu primeiramente para contestar o aumento na tarifa do transporte público em São Paulo e em outras capitais e ganhou apoio da população após a forte repressão policial contra as passeatas, levando, assim, milhares de pessoas as ruas em novos diversos protestos por várias cidades brasileiras, estendendo às manifestações as demais necessidades e a uma grande variedade de temas, como os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a indignação com a corrupção em geral.

     

      Desde a década de 1990 que esse tipo de protesto não ocorria no país, quando a população foi às ruas pedir o impeachment de Fernando Collor.

     

      A ocasião mais propicia para todos esses protestos acontecerem, chamando a atenção mundial, é quando os holofotes estão todos voltados para o Brasil, em meio à divulgação da Copa do Mundo.

     

     O alcance dessas manifestações foi tão grande que o Governo Brasileiro sentiu-se obrigado a tomar uma medida para que todo o caos diminuísse, e no momento a única solução era atender as reivindicações ou pelo menos parte delas.

    O Congresso Nacional votou uma série de concessões, como ter tornado a corrupção um crime hediondo, arquivando a chamada PEC 37 e proibindo o voto secreto em votações para cassar o mandato de legisladores acusados de irregularidades.

    Houve também a revogação do aumento das tarifas de transporte público, voltando aos preços anteriores em várias cidades.

     Os cidadãos estão insatisfeitos com o tipo de país que possuem: um Brasil com vários casos de corrupção, má gestão e desvios de verbas públicas, desencadeando a falta de recursos para a construção e reformas da infraestrutura de hospitais e escolas públicas, fazendo com que esses lugares se tornem precárias, não atendendo a necessidade da população; possui, também, o mínimo de democracia onde a maioria está dominada por pequenos grupos que possui o poder social e político nas mãos e nada fazem.

   

    Esses acontecimentos vêm mobilizando a sociedade para revelar seu descontentamento através das organizações e manifestações que são fundamentais para a construção de uma vida política ativa do país e dessa forma têm promovido transformações consideráveis tornando as manifestações pertinentes.

 

   Com isso, os protestos se revelaram um grande vetor na consolidação da democracia, influenciando meios políticos, econômicos e sociais.

2-Justiça Social no Brasil

   

    O conceito de Justiça social foi desenvolvido pelo Padre e Filósofo São Tomás de Aquino que pregava que a fé e a razão não podem ser contraditórias e, de acordo com esse pensamento ele previa que em uma sociedade democrática onde todos os seres humanos são dignos, têm a mesma importância e, por isso, possuem direitos e deveres iguais em relação à saúde, à educação, ao trabalho, ao lazer, ao direito à justiça e a manifestação cultural.

    A justiça social está longe de ser posta em prática e um dos indícios é o aumento das desigualdades e injustiças sociais que se propagam pelo mundo todo.

    O Brasil, apesar de ser um país rico em recursos naturais, é extremamente injusto no que se diz respeito à distribuição de seus recursos entre a população. É um país rico, porém, com muitas pessoas pobres devido ao fenômeno da desigualdade social que é elevado.

    Algumas poucas regiões e setores brasileiros desfrutam de um grande desenvolvimento econômico e social, enquanto a maioria da população vive em meio à miséria, à falta de serviços públicos e até mesmo sem perspectiva de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com