TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA PEDAGOGICA

Exames: AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA PEDAGOGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A Educação Ambiental – EA foi inserida na sociedade, baseada na relação entre o homem e seu habitat, essa abordagem caracteriza as causas e efeitos dos problemas ambientais.

A EA é o instrumento utilizado pela pedagogia para que o educando compreenda as relações sociais e a interdependência com a natureza, assumindo uma postura ativa na preservação ambiental. Dessa forma, a pedagogia dispõe de práticas educativas para formação de cidadãos éticos e conscientes.

O estudo apresenta o seguinte problema de investigação: como as teorias pedagógicas aliadas à educação ambiental contribuem na conscientização da população para preservar o meio ambiente?

Para responder essa questão, o objetivo geral consiste em realizar um levantamento bibliográfico no intuito de conhecer as contribuições da pedagogia na área da educação ambiental.

Nos objetivos específicos observa-se: o papel do pedagogo na prática profissional; a contextualização do pedagogo no mercado de trabalho; a relação meio ambiental e a pedagogia.

Foi realizada uma pesquisa descritiva, através de observação literária, utilizando artigos científicos e publicações pertinentes ao tema.

Esse artigo está organizado em duas seções, além desta introdução. O segundo capítulo apresenta um histórico da pedagogia e a inserção do profissional no mercado de trabalho. No terceiro capítulo, é abordado a relação do pedagogo com a educação ambiental. Ao final, apresenta-se uma breve conclusão.

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA

A pedagogia segundo Holtz (1999) é a ciência que estuda doutrinas e princípios buscando uma formação de excelência, aperfeiçoando e estimulando as faculdades da personalidade humana, com idéias e objetivos definidos. Visando mudanças no comportamento das pessoas através do processo de aprendizagem.

Durante séculos os filósofos eram responsáveis por estudos voltados a educação, com o passar do tempo foram surgindo profissionais que se especializaram nas questões práticas da educação, os pedagogos. Somente a partir do século XVIII, a pedagogia se consolida como profissão, sendo uma ciência que estuda a teoria e prática da educação. Luzuriaga (1985, p 02) afirma que:

Pedagogia é a ciência da educação: por ela é que a ação educativa adquire unidade e elevação. Educação sem pedagogia, sem reflexão metódica, seria pura atividade mecânica, mera rotina. Pedagogia é ciência do espírito e está intimamente relacionada com filosofia, psicologia, sociologia e outras disciplinas, posto não dependa delas, eis que é ciência autônoma.

Segundo Libâneo (1999), o pedagogo é alguém que ensina algo, através da educação, proporcionando o convívio social entre diferentes povos e culturas, adquirindo dessa forma, novos conhecimentos e informações.

No início da década de 30, surge no Brasil um novo conceito de pedagogia, influenciado pelo “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, que teve como diretriz a formação de professores nas primeiras séries do ensino fundamental.

A pedagogia é responsável pela formação teórica e prática do pedagogo, considerada um eixo articulador na produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com