TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos.

Por:   •  23/8/2017  •  Resenha  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

Educação Ambiental - 3º período - curso de Historia

Professor: Miguel Ângelo Andrade

Aluna: Ludmila Maria Paulino Rocha

Resumo do texto: Educação Ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos?.

Este texto se resume principalmente na necessidade de destacar os processos educativos em Educação Ambiental e as discussões sobre os critérios de avaliar os projetos nas mais diversas visões. No Brasil tem acontecido um fato muito importante que é o crescimento sobre assuntos que visam o Meio Ambiente por meio do estudo da Educação Ambiental, sendo um tema incipiente, muitos estudiosos e professores dedicam a pesquisar e ensinar respectivamente sobre as questões ambientais, assim como as organizações não-governamentais que possuem iniciativas em combate e prevenção aos problemas ambientais.

Então como fazer uma avaliação desses projetos, sem contar que existem dificuldades nas avaliações e nas análises das repercussões das atividades que envolvem esta temática principal que é o meio ambiente que abrange temas e discussões? Desta maneira, podemos afirmar que "educar ambientalmente é educar a partir da concepção de uma realidade complexa, isto é, em que todos os elementos constituintes do ambiente estão em continua interação."(2001, p. 199)

Desta forma, como os alunos iram incorporar e consolidar determinados valores, atitudes e hábitos ao longo de sua escolaridade?  Como resposta o artigo destaca que é complicado e complexo a avaliação de um projeto na área da educação ambiental, pois as resultantes não possuem uma relação direita com atividades e estudos sobre a temática.

Desta forma se for adotado processos de avaliação mais complexos corre-se o risco de prescindir elementos  que caracterizam a educação ambiental. A avaliação  que é utilizada na escola tradicional não possui adequação a esta nova visão de realidade ambiental.

Como afirmam as autoras, se faz necessário "não só novas práticas educativas como um novo modelo de avaliação"(2001, p.200), portanto este trabalho apresentado pretende focar nas discussões sobre as avaliações dos projetos da área de educação ambiental na visão de diversos estudiosos.

O artigo pretende também mostrar a evolução dos valores em relação ao Meio ambiente na qual se atenta aos princípios da proteção ambiental, que se ocorreu ao longo do século XX, onde podemos nos esbarrar nas mudanças que tiveram grande impacto dentro dessa temática mais no sentido da estética à ética.

Assim sendo, no final do século XIX e inicio do XX, tem como principal relevância a conservação da natureza, onde muitos países como o Brasil mesmo passaram a proteger mais a natureza com a criação de áreas protegidas que se encontra as paisagens naturais, onde o ser humano não se adentra, isto é, as reservas naturais ou os parques nacionais.

Começando nos anos 40 e 50, as grandes obras sobre essa temática de cuidado e preservação do Meio Ambiente, assim como a ruptura de um equilíbrio causadas pelas ações do "homem" e ''civilização', passa a ser de suma importância, pois será na década de 60, que os chamados Clube de Roma alertaram para com os riscos do crescimento continuo baseado nos recursos naturais esgotáveis.

Após tudo isso, foi realizado em 1972, a Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente, onde cada nação criou sua própria rede de órgãos ambientais, assim como legislações visando o controle da poluição. Mas foi na década de 80 que a preocupação contra os resíduos perigosos ficou em destaque, isto é, as contaminações passaram a ser uma temática importante dentro da questão do meio ambiente como o propósito de garantir o bem-estar das sociedades.

Já na década de 90, com a Rio-92 a temática que abordaram a questão ambiental, pode se afirmar  pelas autoras que "os limites de ações isoladas e localizadas para se construir em uma preocupação de toda humanidade", portanto a Agenda 21 como documento se tornou uma estratégia de sobrevivência para o século a se seguir, por causa dos compromissos e intenções para preservar e melhorar a qualidade ambiental , afim de se sustentabilizae na vida da Terra.

Portanto, vemos as mudanças no cenário escolar, que se dialoga com uma consciência que busca conforme a ética, os nossos comportamentos e a relação com o ambiente. Nos anos 50-60 o meio ambiente era apenas discutido nos remos da pedagogia que possibilitava o aluno a reconhecer a importância da ecologia, sendo assim a educação ambiental passou a se trabalhar junto as demais ciências sociais e nos anos 70, passou a se encontrar essa temática nos livros didáticos.

No novo século, as autoras afirmam que "a educação ambiental deve ser capaz de gerar propostas adequadas, baseadas em valores e condutas sociais ambientalmente favoráveis para um mundo em rápida evolução"(2001, p.201), então como os processos educativos podem se adequar acerca da Educação Ambiental que tem como objetivo proporcionar informações e formar  ações ou atividades para o Meio Ambiente e suas relações? para responder esta pergunta deve se entender as intenções educativas de natureza cognitiva que visa o conhecimento de vários aspectos do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com