TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS SOCIOLÓGICAS

Por:   •  2/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA

COORDENAÇÃO DE FILOSOFIA

DISCIPLINA: TEORIAS SOCIOLÓGICAS

PROFESSOR: CLAUDINEI REIS PEREIRA

MARIA DO PATROCINIO SOUSA

ATIVIDADE I

ESPERANTINA 2020

ATIVIDADE I

Veja o vídeo disponível no Youtube “Café filosófico: A sociologia de Weber” (https://www.youtube.com/watch?v=qU_zUBTsILQ ) ministrada pelo professor Gabriel Cohn e fazer um resumo das principais ideias problematizadas no vídeo.  

O professor Gabriel Cohn nos traz um apanhado sobre as principais ideias desse grande pensador que foi Max Weber, sociólogo que viveu a transição entre séculos XIX e XX e foi capaz de projetar um pensamento cuja a importância ultrapassa gerações.

 O primeiro ponto fundamental abordado na palestra é a ressalva que o próprio weber fazia acerca da própria definição de sociólogo pois a definição de sociedade formulado por sociólogos da época tendia a ver o ser humano como simples apêndice desse corpo chamado sociedade, ideia com o qual weber divergia.

O pensamento sociológico de Weber teve grande influência o contexto social da época em que viveu, weber vivia em uma Alemanha recentemente unificada, com rápida ascensão industrial e surgimento de movimentos de classe, isso despertou nesse pensador o interesse em saber como se forma uma nação, quais fatores geram uma união da sociedade e quais mecanismo a mantém unida.

É desse questionamento que surge a grande diferença entre weber e Durkheim, pois o ultimo via a união da sociedade como algo natural, dado então que sua preocupação residia nos aspectos que pudessem levar a ruptura do corpo social.

Para resolver seu grande problema inicial, a construção de uma Alemanha forte, weber buscou investigar quais os sujeitos históricos que influenciaram nas formas de organização da sociedade, qual grupo teria a capacidade de levar o país se tornar um estado soberano e forte.  Weber não se voltava para as grandes estruturas, ele buscou observar as ações dos indivíduos, analisando tanto os agentes como as ações. Weber dizia que era preciso colocar ênfase em quem age e identificar quais suas modalidades de ações, o que o levou a fazer um grande estudo sobre a burocracia.

Burocracias na concepção weberiana seriam o meio pelo qual determinado grupos de indivíduos imprimem um vasto número de ações, é o corpo administrativo responsável pelas políticas públicas e resposta aos problemas do estado. Logo, surge outro problema, pois não basta que esse direcionamento dado pelo corpo administrativo seja somente eficaz, é preciso que seja legítimo, que traga progresso para todo o corpo social, e isso só será possível com auxílio da política.

Assim, com essa necessidade de diálogo entre corpo administrativo e política weber cria a teoria da ação, que se encarrega de identificar os objetivos, as metas das ações de determinados agentes, as ligações entre os mais variados tipos de ação, para exemplificar sua teoria weber usa a economia e a religião, algumas correntes religiosas por exemplo consideravam o sucesso econômico dos sujeitos como indícios de um sucesso no campo espiritual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com