TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM A SAUDE DA MULHER NA ATENCÃO BÁSICA

Por:   •  19/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.444 Palavras (14 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ENFERMAGEM

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPAL:

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM A SAUDE DA MULHER NA ATENCÃO BÁSICA

[pic 3]

PORTO VELHO – RO

2020

[pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ENFERMAGEM

ANDERSON AZEVEDO E SILVA

CHARLLES PAULO DA COSTA

JOVELINO DA COSTA FLORINDO

LUCIO LOPES LEITE

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM A SAUDE DA MULHER NA ATENCÃO BÁSICA

Trabalho Textual Interdisciplinar em grupo como requisito para as disciplinas de Anatomia aplicada à Educação Física, Atividades físicas e esportes adaptados, Medidas e Avaliação em Educação Física, Metodologia do Ensino de Lutas na Escola, Metodologia do Ensino do Voleibol, Práticas Pedagógicas: Identidade Docente.

[pic 5]

PORTO VELHO – RO

2020

SUMÁRIO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS        2

DESENVOLVIMENTO        3

PARTE I: O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO DE MODALIDADES ESPORTIVAS        3

PARTE II: EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ADAPTADO        5

CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERENCIAS        8

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

gravidez na adolescência é considerada a que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apontada como uma gestação de alto risco decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém nascido, a gravidez nesta faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos.

A gravidez na adolescência é muitas vezes encarada de forma negativa do ponto de vista emocional e financeiro das adolescentes e suas famílias, alterando drasticamente suas rotinas. A gravidez na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho. A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares. Esse fatores contribuem para a perpetuação da pobreza, baixo nível de escolaridade, abuso e violência familiar, tanto à mãe como à criança. Além disso, a ocorrência de mortes na infância é alta em filhos nascidos de mães adolescentes.

A situação socioeconômica, a falta de apoio e de acompanhamento da gestação (pré-natal) contribuem para que as adolescentes não recebam informações adequadas em relação à alimentação materna apropriada, à importância da amamentação e sobre a vacinação da criança. Também é grande o número de adolescentes que se submetem a abortos inseguros, usando substâncias e remédios para abortar ou em clínicas clandestinas. Isso tem grandes riscos para a saúde da adolescente e até mesmo risco de vida, sendo uma das principais causas de morte materna.

Essas ações acarretam prejuízos às crianças, gerando um impacto na saúde pública, além da limitação no desenvolvimento pessoal, social e profissional da gestante.

 DESENVOLVIMENTO

  1. DESAFIO I: IMPORTANCIA DO PERFIL EPIDEMIOLOGICO

1.1 Gravidez na Adolescência

É sabido que a gravidez em si já é um período de atenção e cuidados extras. Entretanto, quando isso ocorre durante o período da adolescência os cuidados devem ser redobrados.

Tendo isso como base, o papel da enfermeira Vitoria consiste em dar o primeiro passo para que a gestante adolescente possa iniciar o pré-natal o mais cedo possível. Infelizmente, quando se trata de gestantes adolescentes, muitas “escondem” inicialmente a gravidez, iniciando tarde o pré-natal, dos pais e também dos profissionais qualificados. Portanto, os planejamentos das ações devem ser baseados através do pré-natal sendo possível assim orientar a gestante adolescente para uma gravidez saudável, tirar suas dúvidas e apoiá-la nesse momento tão importante da sua vida.

Sob o aspecto de vida pessoal, a adolescente precisa conhecer o seu organismo, observando seus períodos de menstruação, marcar durante uns três meses o dia em que veio a menstruação e ver qual é o ciclo, que pode ser de 28 em 28 dias ou de 30 em 30 dias, além de reportar essas informações a enfermeira Vitoria para um melhor acompanhamento do processo. Outro lado corresponde ao papel da família que é vital e precisa dar suporte a adolescente.

Geralmente a família, no primeiro momento, leva um choque, briga, mas é muito importante dar apoio para ela continuar estudando e continuar com um projeto de vida, continuar trabalhando caso ela esteja empregada. O apoio da família é fundamental.

1.2 Infecções Sexualmente Transmissíveis

A enfermeira Vitoria tem consciência de que as doenças sexualmente transmissíveis estão aí, especialmente a aids. Sabendo que a aids também se transmite através do contato sexual e são muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e a gonorreia. Em alguns casos de vírus HPV ele encontra-se ligado ao problema no colo do útero, o que pode causar muitos transtornos durante a gravidez, portanto é muito importante se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis.

Partindo desse princípio, para que as ações e estratégias de Saúde da Família deem certo, isso requer do enfermeiro uma ampliação de suas práticas e a utilização de conhecimentos para lidar com a complexidade que é, participando ativamente da promoção da saúde, prevenção de agravos, a reabilitação e a assistência de enfermagem de qualidade a saúde de seus usuários.

Dentro deste cenário, pode-se perceber as alterações fisiológicas do organismo materno que podem transformar o rumo das DST’s, bem como viabilizar as complicações obstétricas e neonatais, sendo assim acredita-se que a atenção e a conscientização copiosas por parte dos profissionais de saúde, principalmente, no tocante ao diagnóstico, devem ser as mais precoces possíveis, assim como o tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (331 Kb)   docx (241.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com