TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDITORIA EM ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA DE SAÚDE

Por:   •  27/10/2021  •  Artigo  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

ISEIB- INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA

DÉBORA SILVA LOPES

AUDITORIA EM ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA DE SAÚDE.

JUAZEIRO – BA

2018

ISEIB- INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA

DÉBORA SILVA LOPES

AUDITORIA EM ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA DE SAÚDE

Artigo Científico Apresentado ao Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Auditoria em Efermagem.

JUAZEIRO – BA

2018

AUDITORIA EM ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA DE SAÚDE

Débora Silva Lopes

RESUMO

Palavra-chave:

Introdução

O presente artigo que tem como o tema Auditoria em enfermagem: uma reflexão sobre a qualidade dos serviços de assistência de saúde, pois sabemos que a principal finalidade dos serviços de atenção a saúde é atender com qualidade, efetividade, eficiência e acessibilidade. Assim a enfermagem encontra-se em ambiente que se envolve com o paciente 24 horas por dia no cuidado e no tratamento. Segundo a Constituição da Republica Federativa do Brasil garante que saúde é direito de todos e dever do Estado assegurando a partir de políticas publicas sociais a redução de doenças e serviços para promoção, prevenção e recuperação.

 Sabendo que a auditoria em enfermagem é um instrumento de avaliação de qualidade de assistência dos serviços de saúde construiu-se argumentos que nortearam esta reflexão. Que tipos reflexões cientificas nacionais existe nessa área da enfermagem? Que efeito a auditoria em enfermagem tem para o usuário dos serviços de saúde? E que papel norteador o enfermeiro desempenha nesta área?

Quando tratamos de qualidade de serviço ou de assistência é interessante considerar o tipo de assistência prestada ao paciente, assim como despertando no profissional enfermeiro uma reflexão acerca do seu papel no processo integrador da auditoria.

Segundo Motta (2003) ressalva que a auditoria em enfermagem é uma avaliação sistemática da qualidade da assistência prestada ao paciente de acordo com a compatibilidade entre os procedimentos realizados e os itens cobrados pela instituição, visando garantir justa cobrança de acordo com o pagamento cobrado.

Nesta perspectiva, o objetivo fundamental deste estudo é refletir através de estudos de uma literatura sobre a qualidade dos serviços prestados na especificidade da auditoria em enfermagem para assistência da saúde. Para realização deste estudo utilizaremos uma pesquisa bibliográfica através de revisão literária sobre o tema a partir de materiais já elaborados, possibilitando assim novas idéias e reflexões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com