TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE DE INFECÇÕES RELACIONADAS Á ASSISTÊNCIA Á SAÚDE - IRAS NO CENTRO CIRÚRGICO REALIZADO PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Por:   •  29/3/2020  •  Artigo  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 12

  CONTROLE DE INFECÇÕES RELACIONADAS Á ASSISTENCIA  Á SAUDE- IRAS NO CENTRO CIRURGICO REALIZADO PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Resumo

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

Este artigo objetivou descrever o perfil do atendimento pré-hospitalar às gestantes e puérperas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em um município do ceará em 2017. Trata-se de pesquisa descritiva, documental e de abordagem quantitativa, realizada a partir de dados secundários gerados de 135 fichas de atendimento; a coleta de dados ocorreu por meio de formulário adaptado da ficha de atendimento desse serviço, de dezembro de 2017 a abril de 2018. Os dados foram tabulados por meio da distribuição de freqüências e analisados por meio da estatística simples. Do total de fichas analisadas, foram atendidas 135 gestantes, sendo 63 multíparas (46,6%); 27 encontravam-se na faixa etária de 20 a 24 anos (20%); 95 tinham idade gestacional entre 38 e 42 semanas (33,3%); e 38 estavam em trabalho de parto (28%). Entre as gestantes, 97 tiveram parto hospitalar (71,8%) e 38 foram encaminhadas para maternidades públicas; Concluiu-se que o perfil do atendimento pré-hospitalar às gestantes e puérperas pelo serviço esteve voltado ao trabalho de parto, parto e puerpério, o que pode estar relacionado à percepção de facilidade, rapidez e segurança.

Descritores: Enfermagem; Pré-Natal; Gravidez Alto Risco;urgência e emergência;

Key words: Nursing; Prenatal; Pregnancy High Risk, urgency and emergency;

Palabras clave: Enfermería; Cuidado prenatal; Embarazo de alto riesgo, urgencia y emergencia;

____________________________

Fabianelopes2013@gmail.com

INTRODUÇÃO

A organização mundial da saúde (OMS),preconiza pesquisas em saúde reprodutiva e sexual, que vai desde a métodos contraceptivos, gravidez, parto e o puerpério, propõe que os fatores prevalentes do contexto social são condicionantes e determinantes para saúde reprodutiva. E o processo cultural, pois, a gravidez é um processo biologicamente natural, no entanto as mulheres são influenciadas por vários contextos socioculturais que influenciam e definem a sua progressão e a sua ocorrência.

É fundamental considerar fatores como a historia pessoal da gestante e seu passado obstétrico, o contexto da gravidez, sua idade e vínculo com o parceiro. Por muito tempo, as políticas brasileiras de saúde da mulher ressaltavam exclusivamente o atendimento e as demandas decorrentes da gestação e do parto, restringindo a atenção ao processo reprodutivo. Fundamentam-se na especificidade biológica feminina e no seu papel social domestico e maternal.

Entretanto, nos anos 80, com o aumento alarmante da Aids e as mudanças nas pirâmides etárias, os aspectos como sexualidade e contracepção ganharam relevância e conseqüentemente as mulheres passaram a ter mais autonomia em relação a hora de engravidar. Com essas mudanças, veio a dificuldade por parte do Ministério da Saúde em abordar a saúde da mulher de forma integral, sem desconsiderar problemas graves e complexos.

O atendimento pré-natal pode ser caracterizado como um programa de assistência à gestante, historicamente realizado pela medicina e pela enfermagem. O pré-natal apresenta os seguintes objetivos: diagnosticar ou confirmar enfermidades maternas, assim como realizar o tratamento; acompanhar a evolução da gravidez, observando as condições da gestante e o desenvolvimento fetal; diagnosticar e tratar intercorrências clínicas referentes à gravidez; recomendar medidas preventivas para saúde da gestante e do feto e preparar a gestante para o parto e o aleitamento.

Esse trabalho tem o objetivo de pesquisar o crescimento das gestações de alto risco e suas complicações, enfatizando a importância do pré-natal. O Ministério da Saúde instituiu, em 2000, o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (Portaria/GM nº 569, de 01/06/2000), o qual representa um divisor de águas na mudança do modelo de assistência prestado à mulher na gestação, parto e pós-parto.

O presente trabalho irá evidenciar os principais diagnósticos de gestações de alto risco em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Assim também como investigar os principais condicionantes e determinantes de saúde que prevalecem nesses diagnósticos. Dessa forma o presente estudo busca por meio dos resultados dessa pesquisa possíveis correlações dos problemas obstétricos com a situação social e comportamental das gestantes portadoras dos diagnósticos de alto risco. Facilitando e incentivando assim novas buscas sobre o tema.

Diante da relevância dessa temática e dos fatos dissertados, objetivou-se descrever o perfil do atendimento pré-hospitalar às gestantes e puérperas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em um município do ceará em 2017. utilizando um  instrumento estruturado, realizando uma busca dos principais diagnósticos de gestações de  alto risco em  atendimento de uma cidade do ceara. Buscando assim aprimorar o acesso, a cobertura e a qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e do puerpério. Incentivando outros profissionais na busca de melhorias e humanização dos serviços de saúde prestados à mulher.

DESENVOLVIMENTO

Aspectos Éticos

A pesquisa obedeceu aos princípios éticos norteadores de pesquisas envolvendo seres humanos, dispostos na Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sendo submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Desenho, local do estudo e período

Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município do Ceará, Piauí, Brasil. Os dados foram coletados nos meses dezembro de 2017 a abril de 2018.

População; critérios de inclusão e exclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com