TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PROPIEDADE INTELECTUAL

Por:   •  4/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

BIBLIOTECAS ARQUIVOS E MUSEUS DIGITAIS

PROFESSORA: LORENA TAVARES DE PAULA

ATIVIDADE PROPIEDADE INTELECTUAL

Escolha uma biblioteca, arquivo ou museu digital e faça as seguintes análises:

Nome da instituição a qual a biblioteca, arquivo ou museu digital está vinculada.

Biblioteca Nacional Digital - Fundação Biblioteca Nacional

Domínios de conhecimento cobertos:

Documentos históricos e culturais relacionados ao nosso país.

Que tipo de informação é organizada (acervo)? Como ela está organizada?

Há diversos tipos de tipologias e suportes, dentre eles: documentos cartográficos, iconográficos, manuscritos, bibliográficos, periódicos, fotografias, partituras e sonoros.

Quais são os usuários potenciais do ambiente escolhido? O usuário interage diretamente com o sistema (auto-arquivamento) ou há a assistência de algum intermediário?,

Qualquer pessoa pode acessar e fazer uso dos recursos da biblioteca, desde pesquisadores a estudantes e público leigo. O usuário interage diretamente com o sistema, podendo fazer pesquisas diretamente na plataforma e acessar os materiais disponíveis.

Qual licença de autoria é utilizada?

Grande maioria das obras está em domínio público, ou seja, de acesso livre.

Algumas obras protegidas pela lei de direito autoral só são disponibilizadas seu acesso parcial, sendo o acesso completo somente nas dependências físicas da biblioteca.

Você considera adequado o uso dessa licença diante do tipo de acervo e instituição mantenedora? Justifique sua resposta.

Acho muito importante o livre acesso dos documentos de domínio público, pois como a proposta da biblioteca é de preservar a memória cultural de nosso país e disponibilizar o acesso de forma ampla, a existência da biblioteca digital vem para tornar essas questões em realidade e documentos que narram a trajetória do nosso país, sociedade deve sim ser de livre acesso. Ao ponto que, a biblioteca restringe o acesso de certos documentos que são protegidos por Copyright pelos seus autores, devido a lei de direitos autorais disponibilizando o acesso somente nas dependências físicas da biblioteca, a meu ver, considero coerente a postura respeitando a opção do autor de se promover o acesso aos documentos somente fisicamente, no qual assim, se resguarda do uso indevido e comercial por terceiros de suas obras, porém, dificultando o acesso de quem não pode se descolar até a biblioteca física, que infelizmente limita o acesso amplo das informações contidas na biblioteca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com