TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIENCIAS SOCIAIS

Monografias: ATPS CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  4.491 Palavras (18 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE UNIANHANGUERA

Curso Superior Administração de empresas

ATPS – Atividade Pratica Supervisionada

Ciências Sociais

SANTO ANDRÉ/SP

2012

UNIVERSIDADE UNIANHANGUERA

Curso Superior Administração de empresas

ATPS – Atividade Pratica Supervisionada

Ciências Sociais

Trabalho apresentado segundo a Universidade Unianhanguera – UNIDERP, como avaliação da disciplina de ciências sociais do curso de administração de empresas, de acordo com as orientações do professor tutor presencial Augusto Sueiro.

Tutor a distância: Profa. Maria Cláudia Regina Benedetti.

SANTO ANDRÉ/SP

2012

SUMÁRIO

Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------. Pag.04

Etapa (1) - Cultura, Indivíduo e Sociedade –-------------------------------------------------. Pag.05

Etapa (2) – Relatório a respeito do filme proposto------------------------------------------. Pag.08

2.1 – Opinião do grupo sobre as divergências tratadas------------------------------. Pag.09

2.2 – Trabalho, consumo e sociedade------------------------------------------------. Pag.10

2.3 – Resposta da questão proposta----------------------------------------------------. Pag.11

Etapa (3) – Reflexão sobre os documentários propostos------------------------------------. Pag.13

3.1 - Imagens que demonstram claramente as divergências sociais---------------. Pag.15

Etapa (4) – Relatório sobre a exploração do meio ambiente-------------------------------. Pag.17

Considerações Finais –--------------------------------------------------------------------------. Pag.19

Referências –--------------------------------------------------------------------------------------. Pag.20

INTRODUÇÃO

Segundo o ABRIL, (2012) as ciências sociais são originarias de muita organização e fundamentada na sociedade e cultura humana, sendo assim ela basicamente estuda as relações, estruturas e fenômenos.

Mas de acordo com expressões muito utilizadas, as Ciências Sociais como um outro ponto, as Ciências Naturais, se reúnem em um conjunto de várias outras disciplinas dentro de uma só, no caso, as Ciências Naturais, sempre buscam compreensão deste mundo natural tanto físico quanto biológico, buscando juntamente explicações sobre todos os efeitos naturais existentes, já as Ciências Sociais, tem interação direta com o ser humano, e seus comportamentos junto à sociedade. DIAS, (2012).

Ainda como explica DIAS, (2012) a própria sociologia que surgiu no século XIX, teve a sua consagração nas palavras e método de Augusto Conte em 1839, que passou a ter novos pensamentos a respeito da sociedade, sendo assim, a sociologia passou a ser um estudo sistemático de grupos e comportamentos humanos, abordando todas as relações da sociedade, e um ponto fundamental é que a sociologia tem como parte o próprio observador, pois ele observa e analisa.

Portanto, como comenta DIAS apud PRADO, (2012), a base do conhecimento da sociologia que é o homem, se define da seguinte forma:

‘’ O homem é simultaneamente objeto sujeito do conhecimento: objeto, como participante dos fatos que são ‘objeto’ de seu conhecimento ou ciências sociais; sujeito do conhecimento como individuo observador e analista daqueles fatos. ’’ PRADO (1957, Pag.13).

No caso dos pesquisadores das Ciências Sociais, deve confiar nas evidências coletadas, sendo ela empírica ou factual, também evitar erros e o preconceito, adotando sempre estratégias de fundamentos científicos.

DIAS, (2012), fala também que a sociologia teve nomes fundamentais para sua existência nos dias atuais que são: Auguste Conte de 1798 a 1857, Herbert Spencer (1820 a 1903), Ferdinand Tönnies (1855 a 1936), Èmile Durkhein (1858 a 1917), Max Weber (1864 a 1920), Karl Marx (1818 a 1883) e Florestan Fernandes (1920 a 1995).

Sendo Florestan Fernandes, o maior sociólogo brasileiro, seu trabalho é reconhecido internacionalmente e criou vários grupos de pesquisadores que reformularam a sociologia.

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

O termo “Cultura” não está adstrito de forma exclusiva ao campo das Ciências Sociais, pertencendo também ao vocabulário de outros campos de estudos. “Cultura” deriva do verbo latino colere (cultivar ou instruir) e do substantivo cultus, que significa cultivo. FERRARI (1983).

Na linguagem sociológica, cultura é tudo o que resulta da criação humana. A cultura, portanto, tanto compreende ideias quanto artefatos. A cultura não decorre da herança bilógica do homem, mas de capacidades por ele desenvolvidas através do convívio social. VILA NOVA (2000).

Segundo VILA NOVA, podemos distinguir a cultura em dois setores: o da cultura material e o da cultura não material ou espiritual. A cultura material é constituída dos artefatos em geral, enquanto que a cultura não material compreende o domínio das ideias: a ética, as crenças, os conhecimentos, etc.

Apesar de diversos conteúdos, podemos dizer que a todas as culturas apresentam alguns elementos básicos que são: as crenças, os valores, as normas e sanções, os símbolos, o idioma e a tecnologia. DIAS (2010).

A cultura estrutura-se como um todo nas diferentes sociedades, formando sistemas culturais, compreendendo um conjunto de elementos interdependentes que se inter-relacionam, sendo alguns mais relevantes para nossos estudos, como: traços culturais, complexo cultural, padrão cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com