TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIENCIAS SOCIAIS

Exames: ATPS CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  3.519 Palavras (15 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS

DISCIPLINA: CIENCIAS SOCIAIS

CRISTIANE LARA ARAUJO - RA 447257

FABIANA BEATRICE JUSTINIANO - RA 448252

LUCYNÉIA FERNANDES NEVES - RA 448840

MIGUEL SOARES - RA 428409

VERA LÚCIA LIMA LEIGUEZ ARÉVALO - RA 430070

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CORUMBÁ-MS

21/11/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS

DISCIPLINA: CIENCIAS SOCIAIS

CRISTIANE LARA ARAUJO - RA 447257

FABIANA BEATRICE JUSTINIANO - RA 448252

LUCYNÉIA FERNANDES NEVES - RA 448840

MIGUEL SOARES - RA 428409

VERA LÚCIA LIMA LEIGUEZ ARÉVALO - RA 430070

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada como forma de avaliação da disciplina Economia do curso de Pedagogia, oferecido pela Universidade Anhanguera, sob a orientação do tutor professor EAD Ma. M. G. Dalpiaz, EAD Cassiana Navarrete Néris e da tutora Presencial Carlos Henrique

CORUMBÁ-MS

21/11/2013

SUMÁRIO

Introdução 04

A construção social da realidade 04

A classe operaria vai ao paraíso 07

Documentario: Bumbado 09

Ilha das flores 13

Documentário : Pajerama 14

Considerações finais 14

Referencias bibliográficas 15

INTRODUÇÃO

A cultura se origina quando o homem começa a se diferenciar dos outros, quando ele começa a utilizar instrumentos que facilitam sua ação cotidiana, começa a se organizar na sua condição biológica ( a necessidade de comer, de se reproduzir, de se defender, se proteger, etc). O individuo é o ser biológico que se distingue da pessoa social e a sociedade que é um sistema de interações entre pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas ou religiosas, ou pessoas com um mesmo objetivo em comum. A interação social contribui para formação da personalidade de cada um e são confirmados pela instituições sociais que se reafirmam com os cultos, ritos, festas, educação, chefia entre outras. Entre os principais processos sociais estão : Assimilação, conflitos, acomodação, competição e cooperação.

Todas as sociedade possuem desigualdade, a desigualdade social descreve uma condição na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestigio ou poder. As sociedades se tornam estratificadas por vários fatores , dentre os principais: competição, conflito, a divisão do trabalho e a especialização.

A construção social da realidade

Primeiramente quando nos referimos à cultura, automaticamente interligamos, pessoas que convivem em sociedade. Exatamente nessa sociedade, que formamos indivíduos preparados à se relacionar através de vários tipos de comunicação, a cultura é um dos maiores atributos adquiridos pelo ser humano.

É um conjunto de costumes que ao longo do tempo não pode deixar de existir. Cada região têm diferentes modo de vida, crenças, etnias, festas típicas enter outras que acabaram tornando-se tradições com um forte vínculo na história da humanidade. Analisei questões como adaptações, referente aos três itens citados cultura, indivíduo e sociedade. Porém consegui perceber que há problemas envolvidos em todo processo dessas definições, para compreender todas situações, me auto questionei, desde os tempos antigo até toda a trajetória atual. E o indivíduo nunca teve tanta importância na sociedade como nos dias de hoje, o conceito foi descrito na idéia principal de que não conseguimos viver sozinhos, estar em constante socialização, deixar de lado o individualismo para que possamos, ajudar e receber resultado positivos, que nos levarão ao desenvolvimento pessoal e social. Mas será que é fácil viver em sociedade?

Peter e Thomas, compararam o corpo, como uma máquina de engrenagem, que não funciona de retirar uma peça se quer ou seja, o ser humano é composto dentro de si, por organismo, que desencadeiam atividades que determinam funções para que possamos sobreviver. À partir dessa etapa já nascemos incompletos por diversos motivos pois precisamos de cuidados para que o ambiente natural não de torne um perigo diante da fragilidade do organismo humano ainda em formação.

Desde o nascimento o nascimento já somos inseridos em uma sociedade definida por regras e normas com a família e forma de vida já estabelecida. Depois desse processo o seu crescimento físico e pessoal é dependente de incentivos ao seu redor que te influenciam no desenvolvimento pessoal também.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com