TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciencias Sociais

Casos: ATPS Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.738 Palavras (11 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATPS

DE

CIÊNCIAS SOCIAIS

PROFA. MA. CLAUDIA REGINA BENEDETTI

DATA: 17 de Novembro de 2012

NOME: Daniel Oliveira RA:365106

Franciane Souza da Cruz RA:389931

Giovanni da Silva Brino RA: 393472

Rodrigo dos Santos Domingues RA: 391844

POLO DE APOIO CENTRO – PORTO ALEGRE

TUTOR: CARLOS BECHUETTI

INDICE

INTRODUÇÃO _______________________________________________________

ETAPA 1 - PASSO 4

Relatório com as considerações da pesquisa realizada sobre cultura, indivíduo e sociedade ____________________________________________________

ETAPA 2 - PASSO 4

Relatório: Quais interações sociais existentes no cotidiano da sociedade atual ___

ETAPA 3 – PASSO 2

Imagens das divergências sociais __________________________________

PASSO 3

Texto crítico-reflexivo, contemplando a problematização/reflexão das imagens selecionadas ____________________________________________________________

ETAPA 4 – PASSO 2

Listagem dos Argumentos elencados no decorrer das reflexões ____________

PASSO 3

Texto crítico-reflexivo, contemplando a problematização / reflexão da exploração do meio ambiente ________________________________________________________

BIBLIOGRAFIA ________________________________________________________

04

05

06

08

09

10

11

13

INTRODUÇÃO

A presente ATPS – Atividade prática Supervisionada – tem o objetivo de apresentar as principais características dos agentes de socialização e informar como e qual a importância do processo de socialização que acontece na sociedade, onde são introduzidos em nosso aprendizado regras, costumes e crenças, do que é considerado e estabelecido como sendo certo ou errado.

Os principais agentes no processo de socialização são: a Família que introduz os primeiros contatos sociais; a escola que proporciona o contato e o convívio com mais pessoas interagindo assim com mais aspectos estabelecidos dentro da mesma comunidade; organizações, onde ele irá se comunicar com os grupos de status que mudam de acordo com a idade e principalmente os meios de comunicações que com a massificação no acesso a informação possui um poder jamais visto, pois nos mostra todos os modelos, atitudes e comportamentos que irão influenciar para o bem ou mal a atitude dos indivíduos dentro da sociedade.

Todos esses agentes são de fundamental importância para que se forme a personalidade de cada um e como ele irá relacionar.

ETAPA 1

Passo 4 – Relatório com as considerações da pesquisa realizada sobre cultura, indivíduo e sociedade.

Cultura em sociologia refere-se ás formas de vida de membros de uma sociedade ou de diferentes grupos dentro de uma mesma sociedade, apresentando determinações sobre como vestir, os costumes matrimoniais a serem seguidas, as configurações de vida familiar,os padrões de trabalho, os formatos de cerimônias religiosas, as ocupações de lazer, a moral, a arte, o direito, os costumes em geral, além de outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade ou determinado grupo social.

A vida humana está profundamente ligada à vida em sociedade. Isto quando este tema é analisado, por exemplo, por uma linha da sociologia segundo o qual o grupo social, a sociedade, precede o individuo e assim coloca-se o ser humano como um produto da interação social.

Entre os grupos sociais, há grupos pessoais e externos, grupos primários e secundários e os conceitos de comunidade e sociedade.

O que se observa, deste modo, é que as pessoas nascem dentro de um grupo e este constituíra o individuo com os mesmos traços sociais compartilhados por outros membros e que, por este motivo o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.

Diante disso tem-se o conceito de socialização que remete ao processo através do qual o ser humano, desde criança, aprende o modo de vida e de sua sociedade, desenvolvendo sua capacidade de se tornar um individuo e um membro do grupo em que se encontra.

A socialização é, portanto, um processo cultural em que se adquire as maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive. Entre os principais agentes de socialização estão a família, a escola, os meios de comunicação de massa entre outros.

Por outro lado, os mecanismos da socialização não inviabilizam que o individuo adquira personalidade própria. Isto quer dizer que, socializados, os indivíduos não se tornam todos iguais, apenas compartilham certos traços que permitam sua identificação como parte de um grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com