TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciencias Sociais

Dissertações: ATPS Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual

Para que a interação social aconteça é necessário que haja contato social entre os indivíduos, o simples contato físico não é suficiente.

Segundo Reinaldo Dias (2013), podemos definir interação social como:

A ação recíproca de ideias, atos ou sentimentos entre pessoas, entre grupos ou entre pessoas e grupos. A interação implica modificação do comportamento das pessoas ou grupos que dela participam.

De acordo com o mesmo autor: Existem diferentes formas de interação social que se denomina também de relação social e estas relações podem ser de vários tipos: culturais, econômicas, religiosas, políticas, pedagógicas, familiares etc.

Como exemplo na atualidade com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, a Educação a Distância concede diversas formas de interação (a síncrona, quando o grupo interage ao mesmo tempo e no mesmo lugar, e a forma semipresencial permite a interação in loco, até a modalidade assíncrona distribuída – em que a interação ocorre em diferentes tempos e lugares), permitindo encontro educacional.

Alguns autores discutem sobre o meio físico de comunicação como: o livro, a televisão e outros meios de comunicação social, alguns autores consideram a interação não recíproca, mas por trás dos meios físicos estão às pessoas que levam em consideração o leitor (livro), o ouvinte (rádio), o telespectador (televisão) e o internauta (internet) sendo então a interação recíproca só que intermediada por um veículo de comunicação em massa.

Processos sociais básicos são os comportamentos comuns encontrados na vida social, as principais são: a cooperação, a competição, a acomodação, a assimilação e o conflito.

Cooperação quando algumas pessoas de um determinado grupo trabalham para alcançar o mesmo objetivo ou mesmo beneficio. Exemplo no futebol que é um esporte coletivo, onde cada jogador tem sua responsabilidade, porém todos trabalham para um mesmo objetivo ajudando um ao outro.

Competição, é a disputa consciente ou inconsciente por bens ou vantagens limitada, o individuo pode competir por dinheiro, emprego, prestigio, afeto de outras pessoas e por infinitos motivos. Podemos então exemplificar, os jogos esportivos, a entrevista por algum cargo pretendido em certa empresa.

Conflito se difere de competição pelo fato de o individuo estar totalmente consciente, é quando a pessoa ou grupo procura a eliminação ou enfraquecimento do rival.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com