TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE AUDITORIA

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.409 Palavras (14 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

ANHAGUERA-UNIDERP

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – BACHARELADOS

DISCIPLINA: AUDITORIA

        

ALCILENE CONCEIÇÃO DA SILVA MOTA – RA: 380178

ALESSANDRA CAMPOS DA SILVA – RA: 377308

JEFERSON MATIAS DA SILVA – RA: 400013

JOSÉ ALVES LIMA FILHO – RA: 399981

AUDITORIA

MANAUS-AM

2015

[pic 2]

ANHAGUERA-UNIDERP

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – BACHARELADOS

DISCIPLINA: AUDITORIA

ALCILENE CONCEIÇÃO DA SILVA MOTA – RA: 380178

ALESSANDRA CAMPOS DA SILVA – RA: 377308

JEFERSON MATIAS DA SILVA – RA: 400013

JOSÉ ALVES LIMA FILHO – RA: 399981

AUDITORIA

Trabalho de ATPS de Auditoria, do Curso Ciências Contábeis Bacharelados, a Bancada Examinadora da Universidade Anhanguera Educacional, com Requisito de obtenção de nota sob a orientação da Prof. Especialista. (EAD): Carmem Martíns Régis. E o tutor: Marcelo Lins.

MANAUS-AM

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................4

1. ASPECTOS CONCEITUAIS..............................................................................................5-8

2. PROCESSO E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA–DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL AUDITADA............................................................................................................................8-9

3. PLANEJAMENTO DE AUDITORIA..................................................................................10

4. RESENHA.......................................................................................................................11-13

CONCLUSÃO..........................................................................................................................14

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..........................................................................................15


INTRODUÇÃO

A auditoria contábil, em termos conceituais, representa o conjunto de procedimentos utilizados com a finalidade de verificação do cumprimento das normas de contabilidade, bem como a adequação quanto às informações divulgadas nas demonstrações financeiras das organizações.

A auditoria contábil compreende o conjunto de pesquisas, revisões analíticas dos registros contábeis, comprovantes e outros elementos que evidenciam e corroboram as informações contidas nas demonstrações financeiras, levando em conta ainda a preparação de um informe escrito, ou seja, parecer do auditor, no qual o profissional expõe o resultado de seus exames.

A auditoria nasceu, dentre outros motivos como resultado da necessidade de se confirmar os registros contábeis executados pelas organizações em virtude do surgimento de grandes empresas. Além da questão contábil, a tributação e em especial a taxação do imposto de renda calculado sobre o lucro informado nas demonstrações contábeis também motivou a necessidade de averiguação.

1.ASPECTOS CONCEITUAIS

1. Explicar o que é Auditoria

Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração. A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los.

Seu objetivo é expressar uma opinião sobre as demonstrações e assegurar que elas representem adequadamente a opinião patrimonial e financeira de uma entidade, certificando através do parecer do auditor da veracidade das demonstrações financeiras preparadas pela empresa auditada.

A auditoria contábil como a conhecemos atualmente, surgiu na Inglaterra, conforme ensina a história, a primeira nação a possuir grandes empresas comerciais e, seguindo as características capitalistas, a primeira a instituir o imposto sobre a renda. A evolução da auditoria ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico tendo como grande elemento de fomento as grandes aglomerações de pessoas com capital, formando grandes empresas.

A auditoria compreende o exame de documentos, livros, registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio.

A auditoria está alicerçada na análise conjunta de quatro elementos: critério, condição, causa e efeito. É importante a existência de critérios apropriados, relevantes e acordados, sobre os quais o auditor baseará seu exame e a opinião resultante.

Ao término de uma auditoria é emitido um documento formal conhecido como Parecer da Auditoria, que serve para publicação junto às Demonstrações Financeiras ou Contábeis, no encerramento de um período ou do exercício social.

Fluxograma de execução da auditoria

Ddodd[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16]

[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21]

[pic 22][pic 23][pic 24]

[pic 25][pic 26][pic 27]

[pic 28][pic 29][pic 30]

2. Quais os tipos de auditorias existentes? Explique.

Classificação/tipos de auditoria

Quanto ao Campo de Atuação

Governamental

Privada

Quanto à forma de realização

Interna

Externa

Quanto ao objetivo do trabalho

Contábil ou financeira

Operacional ou de otimização de recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (215.1 Kb)   docx (86.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com