TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CIENCIAS SOCIAIS

Trabalho Escolar: ATPS DE CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 6

CIÊNCIAS SOCIAIS

Trabalho de conclusão do curso de Ciências Sociais,

Apresentado aos tutores presencial e a distância da

Faculdade Anhanguera Educacional,

como requisito parcial à obtenção de aprovação

na disciplina do segundo período, sob orientação do professor Marlúcio Nery.

BELO HORIZONTE

2012

RESUMO

Ciências sociais é a ciência que visa estudar os aspectos sociais dos indivíduos, como eles interagem no seu meio, qual o papel que exerce na sociedade, de forma ela interage com os mesmos. Ela busca conhecer os aspectos humanos, estatísticos, políticos, filosóficos, sociológicos, econômicos, administrativos, arqueológicos, nas áreas de direito e da contabilidade de cada indivíduo, buscando soluções para possíveis problemas que possam advir de qualquer uma destas áreas.

Palavras chave: Indivíduo, cultura e sociologia.

SUMÁRIO

Introdução..............................................................................................................Pág. 05

Desenvolvimento....................................................................................................Pág. 06

Considerações Finais...............................................................................................Pág. 09

Referências Bibilográficas......................................................................................Pág. 10

INTRODUÇÃO

Sociologia é a ciência que estuda a natureza, causas e efeitos das relações que se estabelecem entre indivíduos organizados em sociedade. Seu objetivo são as transformações que passam as relações sociais, bem como: as estruturas, instituições e costumes que têm origem na mesma.

As profundas modificações econômicas, sociais e políticas ocorridas na sociedade europeia nos séculos XVIII e XIX, em decorrência da Revolução Industrial, permitiram o surgimento do capitalismo e libertaram pensamento dos medievais. Assim, as ciências naturais e humanas fizeram rápidos progressos.

As ciências sociais se constituem a partir de dois pilares: A teoria se ocupa dos princípios, conceitos e generalização. E o método proporciona os instrumentos necessários para a pesquisa cientifica dos fenômenos sociais.

DESENVOLVIMENTO

Analisando o papel das ciências sociais em nosso cotidiano, vimos que, o ser humano não é um ser único e disperso no mundo, ele vive em grupos e etnias diferentes, o indivíduo é um ser biológico que transmite suas características através dos genes, uma peça indispensável que faz com que a máquina propulsora da vida funcione.

Cultura é tudo que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um grupo, podemos dizer que ela é uma herança social, que pode haver mudanças com o tempo e serão transmitidas as novas gerações.

A sociedade é o meio onde um indivíduo interage com outro, mesmo que tenha opiniões contrárias. Certas características de idade, sexo, relações biológicas podem constituir pré-requisitos para a sua ocupação em determinadas posições.

A fim de funcionar bem como unidade social, o indivíduo deve assumir certas formas estereotipadas de comportamento, ou melhor, certos padrões culturais. Os padrões de comportamento que compõem a cultura devem ajustar uns aos outros de tal forma que evitem conflitos e impeçam que os resultados de um padrão de comportamento anulem os de outro.

O sistema social como um todo é uma configuração ainda mais extensa de padrões culturais. A mesma proporciona ao indivíduo técnicas para a vida do grupo e para sua interação social. Sem a cultura não poderia haver sistemas sociais do tipo humano, nem a possibilidade de ajustamento de novos membros do grupo a eles.

A sociologia visa estudar e esclarecer o comportamento do indivíduo dentro da sociedade em que ele está inserido, buscando entender os interesses comuns de cada ser humano, modo de pensar, de agir, a forma que adquire conhecimento e quais são suas crenças e costumes.

Ao contrário da forma habitual com que vemos as coisas, que tende a ser direcionada, ela nos ensina a observar de modo descritivo e de modo de julgamento.

A Sociologia surgiu de acontecimentos históricos desencadeados pela Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Atraídas para trabalhar nas fábricas muitas pessoas migraram para as cidades, acelerando o processo de urbanização das mesmas.

Na época o pensamento era somente em trabalhar e cuidar para que as fábricas sempre lucrassem, passando então a seguir um único objetivo que seria o consumo e o trabalho. Todos se sentiam confortáveis, as empresas não se preocupavam com questões referentes ao salário e jornada de trabalho, sua preocupação era com o consumo de seus produtos.

O fato de um proletariado ter perdido o dedo no local de trabalho, fez com que ele adotasse uma atitude critica ao modelo de exploração, confrontando sua gerência. Os operários (situação e oposição sindical) contestam as cotas. Após uma greve, Lulu é demitido.

Depois de negociações, ele consegue ser readmitido na fábrica, voltando à linha de produção e se reintegrando ao coletivo de trabalho. Por conta da mobilização operária, o sistema de cotas é revisto pela direção.

Com base no trecho acima retirado do documentário A classe operária vai ao paraíso, concluímos que o trabalho, o consumo e a sociedade devem estar juntos e que os conflitos são vistos como ponto positivo dentro da empresa, pois eles impulsionam a capacidade da equipe em modificar suas ações para que todos alcancem um objetivo comum.

As organizações passam a avaliar o Comportamento Organizacional, pois hoje já está claro que o processo de convivência influencia diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com