TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ESTATISTICA

Artigo: ATPS DE ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  2.944 Palavras (12 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: ESTATÍSTICAS

TUTOR EAD/PRESENCIAL: CARLOS PIGNATARI

AIRTON SILVA FERREIRA RA: 6905402308

DIMY BATISTA FERREIRA RA: 6908-425896

HELENA FERREIRA DOS SANTOS WANG RA: 7189542208

HUDSON FILIPE MARQUES CORTEZ RA: 6944442330

ISABEL CRISTINA BATISTA DE SOUSA RA: 6905402330

RONIVALDO FRANCISCO XAVIER RA: 6787417670

GUARULHOS/SP

2014

FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: ESTATÍSTICAS

TUTOR EAD/PRESENCIAL: CARLOS PIGNATARI

AIRTON SILVA FERREIRA RA: 6905402308

DIMY BATISTA FERREIRA RA: 6908-425896

HELENA FERREIRA DOS SANTOS WANG RA: 7189542208

HUDSON FILIPE MARQUES CORTEZ RA: 6944442330

ISABEL CRISTINA BATISTA DE SOUSA RA: 6905402330

RONIVALDO FRANCISCO XAVIER RA: 6787417670

Atividade prática supervisionada (ATPS) requisitada pela Universidade Anhanguera Uniderp – Centro de Educação a Distância. Avaliação da disciplina de Estatísticas curso Ciências Contábeis sob a orientação do Professor Carlos Pignatari.

2º semestre, período letivo 2014

GUARULHOS/SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

CONCEITO 3

ETAPA 1 4

PESQUISA SOBRE APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO 4

RESUMO TEÓRICO DOS MATERIAIS LIDOS NOS PASSOS 1 e 2 5

APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO 6

ETAPA 2 7

RELATÓRIO 10

ETAPA 3 11

ETAPA 4 13

MÉDIA 13

MODA 13

MEDIANA 14

VARIÂNCIA 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

BIBLIOGRAFIA 18

INTRODUÇÃO

CONCEITO

A Estatística é a parte da Matemática que trata dos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise dos dados.

De origem muito antiga, a Estatística teve durante séculos um caráter meramente descritivo e de registro de ocorrências. As primeiras atividades datam 2000 a.C. e referem-se a iniciativas de realizar cadastramento ou recenseamento das populações agrícolas chinesas.

O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatísticas, são um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que, entre outros tópicos, envolve o planejamento do experimento a ser realizada, a coleta qualificada dos dados a inferência e o processamento e análise das informações.

A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provêm.

Quando de posse dos dados, procura-se agrupá-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.

Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

ETAPA 1

PASSOS 1 E 2

PESQUISA SOBRE APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO

A estatística é uma ciência muito importante para a administração, que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, está presente em quase todas as áreas de administração. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais, a estatística foi de grande colaboração principalmente na área de gerenciamento e controle de qualidade, o processo estatístico surgiu como uma solução para os problemas de qualidade com foco no sistema de produção da organização. A estatística passou a ser usada para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica, gráficos e tabelas são apresentados para expor os resultados de uma empresa, seus dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. O objetivo da estatística é fornecer métodos e técnicas para que possa lidar com situações de incerteza, é a lógica para a solução de vários problemas para usar em vários setores.

A estatística nos permite fazer inferência sobre fenômenos de várias naturezas, inclusive financeiro, nos permite também fazer uma análise da vida da empresa, mercado financeiro, tendências e aceitação de produtos, controle de qualidade, etc.

É possível aplicar a estatística em diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com