TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE POLITICAS SOCIAIS.

Trabalho Universitário: ATPS DE POLITICAS SOCIAIS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  2.952 Palavras (12 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – BELENZINHO

SERVIÇO SOCIAL – 3° e 4° SEMESTRE

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS das POLÍTICAS SOCIAIS

..........................................

.........................................

...........................................................

......................................................

Professora EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Tutora Presencial: Irinéia de Souza Normandia

São Paulo

2014.

SUMÁRIO

1. Introdução. .............................................................................................................. 3

2. Politica e Politica Social. ........................................................................................ 4

3. Filme Gandhi e as Questões Sociais. ...................................................................... 6

4. Art. 6° Direito Constitucional. ................................................................................ 8

5. Considerações Finais .............................................................................................. 10

6. Referencia Bibliográfica ......................................................................................... 11

Introdução

Este estudo vem mostrar a realidade que permeia a sociedade em que vivemos que vem da política neoliberal, o que tem repercutido em um cenário significativo de pessoas vivendo em extrema pobreza.

Falar sobre política e política social, devemos levar em consideração que vivemos no capitalismo, e isto leva a maioria pensar em enriquecimento individual, o coletivo fica excluído da riqueza restando à miséria.

Partindo disto nossa pesquisa foi realizada em cima de pesquisas didáticas e o filme Gandhi.

1º - Política

Denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo.

Assim, a política tem como objetivo estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo, tanto mais perfeito, quanto seja o desejo de conduzir o Estado ao cumprimento de suas precípuas finalidades, isto é, em melhor proveito dos governados.

A política mostra o corpo de doutrinas, indispensáveis, ao bom governo de um povo, dentro das quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado.

O que determina as doutrinas, as normas jurídicas, e o funcionamento das instituições administrativas do Estado, emana de uma concepção da relação indivíduo-sociedade fundamentada numa perspectiva positivista, de uma ordem natural, onde a existência das diferenças e das desigualdades sociais apresentam-se como fenômenos inerentes à natureza humana. Daí que teríamos pessoas mais capazes de definir o “bem comum”, e outras, que por suas incapacidades naturais, devem se submeter ao saber dominante.

2º - Política

Denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados;

"A Política" é uma derivação grega, em seu sentido original significava “Politikos” que está relacionada à cidade, porém o conceito de polis é mais abrangente do que cidade, entre os séculos 8 e 6 ac. Surgiram na Grécia as “polis”, cidades-estados, estas eram quase que como países atuais, Esparta e Atenas são as mais famosas, inicialmente a palavra política fazia referência a tudo o que é urbano, civil, público, este significado expandiu-se com a obra Política de Aristóteles (384-322 ac.), onde passou a designar-se política como a arte ou ciência do governo, durante muito tempo passou a designar os estudos dedicados à atividade humana que de alguma forma se relacionam ao governo, porém na atualidade representa as atividades práticas relacionadas ao exercício do poder do estado; sendo assim está intimamente relacionada o conceito de política ao conceito de poder, segundo Bertrand Russerll (1872-1970), filósofo britânico “conjunto dos meios que permite alcançar os fins desejados”.

A política é uma atividade orientada ideologicamente para a tomada de decisões de um grupo para alcançar determinados objetivos. Também pode ser definida como sendo o exercício do poder para a resolução de um conflito de interesses. A utilização do termo passou a ser popular no século V a.C., quando Aristóteles desenvolveu a sua obra intitulada precisamente “Política”.

A ciência política é a disciplina que estuda estas atividades. Os profissionais desta ciência recebem o título de politólogos, ao passo que as pessoas que ocupam cargos profissionais a cargo do Estado ou aspiram a estes são designadas políticos.

Considera-se que os inícios da política remontam ao neolítico, época em que a sociedade começa a organizar-se num sistema hierárquico e em que certos indivíduos adquirem poder sobre os restantes. Antigamente, o poder simplesmente residia no mais forte ou no mais sábio de um grupo.

Os sistemas políticos da antiguidade eram geralmente absolutistas, já que todo o poder era ocupado por uma única pessoa. Na Grécia, também existiam algumas poleis (“polis” no singular) onde era praticada uma democracia parcial e existiam assembleias.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com