TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Fundamentos Da Politicas Sociais

Monografias: Atps De Fundamentos Da Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE

O Serviço Social mostra-se cada vez mais importante em nosso contexto contemporâneo. Ao longo dos tempos, o ser humano vem galgando por seus direitos, e devido à diversidade de reivindicações e a complexidade para fazer concretizá-las é que faz-se necessário e imprescindível a atuação da Assistência Social.

Para Marçal e Getúlio (2011), pensar o Serviço Social na contemporaneidade nos remete primeiramente a pensar no compromisso com a população, nos limites, nos desafios e, acima de tudo, na busca por novos caminhos norteadores, enfatizando também a verdadeira finalidade da profissão.

Hoje, o Serviço Social está dentro de um cenário muito diversificado, mas, contudo, cada vez mais o principal desafio para a profissão é a participação ativa nas políticas públicas sociais, criando estratégias junto das equipes multidisciplinares e interdisciplinares e seus usuários, por meio de um olhar crítico da realidade. Sobre as rápidas mudanças e os desafios atuais da profissão, Iamamoto afirma:

[...] se caracteriza como um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir das demandas emergentes no cotidiano. Enfim ser um profissional propositivo e não executivo. (IAMAMOTO, 2000, p.20).

FULANO (ANO) , no artigo intitulado “O Serviço Social na Contemporaneidade e o Campo Jurídico”, mostra que a complexidade da realidade social na contemporaneidade traz para o Serviço Social novos desafios para a intervenção profissional, exigindo uma redefinição nos parâmetros teóricos, metodológicos, éticos e políticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com