TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fundamentos Das Politicas Sociais

Dissertações: Atps Fundamentos Das Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  2.883 Palavras (12 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 12

ETAPA:1

MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

As origens do Serviço Social tiveram vínculos junto a Igreja Católica, relacionando as transformaçôes econômicas e socias da sociedade brasileira.

Grupos cristãos foramos primeiros fundadores de escolas de Serviço Social, onde em geral os alunos eram de classe média buscando o preparo para o trabalho remunerado.

Revolucionariamente o Serviço Social reconceituado veio para fazer mudanças atuando sobre o sistema.

A metodologia do Serviço Social brasileiro “exemplou” a forma do trabalho Americano, introduzindo nas escolas de Serviço Social o desenvolvimento de comunidade. A introdução da Política Social em países latinos, revelou uma realidade desenvolvida: Baixo índice de renda da população, ausência de infra-estrutura, de saneamento,alto índice de analfabetismo, baixo nível de saúde e de escolaridade.Esses problemas sociais já não eram trabalho para sociólogos e economistas apenas, e sim para servidores sociais e a população em geral.

Os Seminários de Araxá (19-26/03/1967) e Teresópolis (10-17/01/1970), redescutiram e adeaquaram o Serviço Social para as nescessidades da época. No evento de Araxá em MG (1967) reuniram-se 38 assistentes sociais docentes e não docentes, foi promovido pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social (CBISS). Objetivando remodelar as teorias metoldológicas do Serviço Social, e inserir profissionais e técnicas modernas para as demandas do desenvolvimento capitalista. Outra influência do Seminário de Araxá a adequação entre níveis de intervenção macrossocial (voltado para as políticas sociais modernas) , e microssociais (voltadopara as políticas sociais tradicionais) facilitando a relaçãodo usuário dos serviços. Sete encontros foram realizados para discussões sociais, dando origem ao próximo Seminário,que foi o de Teresópolis (1970) , propositando análise de questões metodológicas do Serviço Social. Teresópolis ofereceu uma metodologia profissional que defende ser um método cientifico. Teresópolis propôs a redução quanto a própria condição funcionária do profissional, ele é investido de um estatuto básico de execução, com a consequente valorização da ação prática-imediata.

No ano de 1978 realizou-se o encontro de Sumaré (RJ), objetivando a cientificidade do Serviço Social.O maior deesafio do encontro foi discutir a constução do objeto do Serviço Social mediante um enfoque dialético que incorpore uma dupla perspectiva: a da ciência e a dos modos de produçãodas formações sociais e das conjunturas políticas.

O primeiro Seminário Latino de Serviço Social (1965) em Porto Alegre é marcado pela linha do movimento de ruptura com o tradicionalismo. Essa ruptura com o Serviço Social tradicional expressa rompimento das amarras imperialistas, de luta pela libertação nacional e de tranformação da estrutura capitalista, concentradora, explorada. Ao romper com o conservadorismo, os assistentes sociais começaram a desenvolver um intenso processo de discussões internas na busca de um novo perfil profissional,já que a formação do assistente social é pautada pela eficiência e modernização da profissão, considerando-se fundamental o planejamento, a coordenação, a administração, e a capacitação profissional, pois não existe conhecimento sem tranformação e transformação sem conhecimento.

O código de Ética Profissional no Brasil,tem uma versão vinculada diretamente com a classe trabalhadora e outra para os trabalhadores na defesa de seus direitos. A versão aprovada em maio de 1986 pelo então Conselho Federal de Assistentes Sociais diz em sua introdução “A nova ética é resultado da inserção de categoria profissional na luta da classe trabalhadora” . A nova constituição foi aprovada em 1988 , reafirmando a defesa dos direitos socias e da participação dos usuários no contexto democrático, como uma definição mais clara dos direitos e deveres profissionais. Em 1993 aprovou-se uma lei(nº .8.862) em que regularizou a profissão, consolidando uma perspectiva de transformação social e um projeto ético-político da profissão que tem profundas raízes no movimento histórico de reconceituação do serviço social.

ETAPA 02

TEORIZAÇÃO E METODOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL

Os Encontros Regionais de Araxá -1967 e Teresópolis -1970

Balbina Otonni Vieira

Este resumo é realizado a partir do texto Teorização e Metodologia do Serviço Social Os Encontros Regionais de Araxá -1967 e Teresópolis -1970- autora: Balbina Otonni Vieira, (1970). Os Documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré serviram para estudos de profissionais reunidos em seminários promovidos pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS).

Os Documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré serviram para estudos de profissionais reunidos em seminários promovidos pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS). Através de estudos pode-se dizer que o Serviço Social preocupou-se com questões que põe em jogo sua própria existência ou sobrevivência.

Na década de 30, surgiu o modelo franco-belga de tendência assistencialista, o modelo americano, o modelo clínico apoiado em teorias psicodinâmicas, que não respondiam ao que a Igreja desejava, tornando à prática de caridade mais racional.

O desenvolvimento econômico e político e o progresso das ciências sociais criaram novas situações problemáticas, através dos seminários buscava-se o reconhecimento da profissão e do ensino de Serviço Social, reconceituação no início dos anos 60. Foi nessa ocasião que o CBCISS propôs um estudo profundo, por isso realizou-se os três seminários:

Ao longo das décadas estudos realizados na área pode-se ressaltar que o Serviço Social preocupou-se com questões que diz respeito a sua própria existência ou sobrevivência. A preocupação do movimento era de reconceituação do serviço social.

Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil estava vinculado ao processo de modernização, onde buscou atender as novas exigências que estavam aparecendo na sociedade e, tinha por objetivo procurar novos conceitos, crenças, bases teóricas e espaços profissionais. A reconceituação se desenvolveu nos países de maior crescimento econômico e de maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com