TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Relatório de pesquisa: ATPS DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

CONCEITO DE PIB

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.

Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar PIB nominal do PIB real. Vejamos que o PIB nominal é o calculo a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado. E, o PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e o PIB real é o mais indicado para análises.

PIB per capita

O cálculo do PIB per capita é o resultado da divisão do valor do PIB no ano pela população, de cerca de 200 milhões de habitantes.

O PIB per capita ficou em R$ 24.065, com alta de 1,4% em relação a 2012. Confira no quadro abaixo o PIB per capta dos brasileiros em relação ao de outros países do mundo.

ÍNDICE GINI

O índice Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. O coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é a desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda, quanto mais próximo do um, maior a concentração de renda num país. O Índice Gini é apresentado em pontos percentuais (coeficiente x 100).

Gráfico de índice Gini brasileiro de 1960 a 2012.

Gráfico 1

Em seu primeiro relatório sobre desenvolvimento humano para a América Latina e Caribe em que aborda especificamente a distribuição de renda, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) constatou que a região continua sendo a mais desigual do planeta, dos 15 países do mundo nos quais a distância entre ricos e pobres é maior, 10 estão na América Latina e Caribe. O Brasil tem o terceiro pior Índice de Gini — que mede o nível de desigualdade e, quanto mais perto de 1, mais desigual — do mundo, com 0,56, empatando nessa posição com o Equador.

Gráfico 2

Demonstração da desigualdade de Renda no Brasil (Indice de Gini para a renda domiciliar Per Capita): 1977 – 2012.

ÍNDICE DE GINI DE OUTROS PAÍSES:

Argentina 49 2007

China 47 2007

Alemanha 27 2006

México 47,9 2006

Paraguai 56,8 2008

Noruega 25 2008

Portugal 38,5 2008

Estados Unidos 45 2007

França 32,7 2008

A CURVA DE LORENZ

A curva Lorenz é uma curva que expressa à relação entre a proporção de pessoas com renda pelo menos tão elevada do que determinado valor e a proporção de renda recebida por essas pessoas. A curva de Lorenz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com