TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Ciencias Sociais

Ensaios: ATPS De Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

1. Introdução 4

2. Gestão do Conhecimento 5

2.1 Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade 6

2.2 Objetivo deste Trabalho 6

2.3 Sistemas de Informação 6

2.4 Tecnologia e Inovação na Gestão do Conhecimento 7

3. Comparando as Definições 7

3.1 Questões sobre Gestão do Conhecimento 9

3.2 Os Quatros Processos de Conversão do Conhecimento 11

3.3 Desenho Ilustrativo - Modelo SECI 12

4 - Espiral do Conhecimento 12

4-1 Efeito da Inovação 13

4-2 Importância da Gestão do Conhecimento para as Empresas 14

5 – Benchmarking 15

6- Perguntamos para dois Gerentes do Comércio de Pindamonhangaba............................16

7 Definições de Cluster 18

7.1 Identificando uma Organização 20

8- Como pode ser aplicada a Gestão do Conhecimento e três principais barreiras organizacionais para se implantar a Gestão do Conhecimento............................................20

9- Considerações Finais 20

10- Referencias Bibliográfica 22

1. Introdução

Vivemos um momento de importante transição do ambiente econômico, onde a gestão pró ativa do conhecimento adquire um papel central para a competitividade tanto das empresas, como dos países. Isto, entretanto, nem sempre foi assim, pois, no passado, vantagens de localização, assim como o acesso à mão de obra barata, recursos naturais e ao capital financeiro tinham papéis muito mais determinantes.

Com a globalização as organizações começam a procurar por adaptações ao novo sistema e ambiente de trabalho, lembrando que nesta fase as empresas precisam gerenciar o conhecimento gerado por seus funcionários, e também uma forma de reter este conhecimento.

Neste trabalho serão abordadas as formas de gestão do conhecimento, como as empresas podem utilizar o conhecimento gerado e transformar o mesmo em recursos para a organização, buscando suprir suas dificuldades e alcançar seus objetivos.

A partir desse estudo amplo sobre gestão do conhecimento, vamos poder entender a importância de se levar em conta o conhecimento tácito e explícito, saber como se pode chegar a tais formas de conhecimento, e qual o peso dentro de uma organização e como acontece todo esse trabalho.

Será abordado o tema de gestão do conhecimento dentro do sistema Cluster, onde será abordado como funciona a gestão do conhecimento dentro do cluster, bem como a administração do conhecimento para que os mesmos possam ser revestidos em benefício, ou se tornar o diferencial competitivo da empresa.

A gestão do conhecimento não é uma disciplina pronta e acabada, de forma que não existe receita única para a aplicação em organizações diferentes.

O conhecimento para a empresa é um fator essencial, diferenciador e decisivo. Dentro desta ótica a economia atual passa a exigir empresas que apresentem uma postura empreendedora e que adotem uma postura estratégica de inovação. O conhecimento transforma o processo produtivo, tem na inovação constante o suporte para a manutenção das organizações.

A gestão do conhecimento é hoje uma das ferramentas apropriadas para promover o gerenciamento. Portanto, gerenciar conhecimento é um processo longo e laborioso de mudanças, com resultados em médio e longo prazo. Envolve importantes ações de compartilhamento e utilização de conhecimento entre pessoas integradas em novos processos de negócio, utilizando tecnologias de informação e comunicação como apoio.

2. Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento é um conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas para o crescimento de sua competitividade e também para atingir os seus objetivos. O conhecimento é compartilhado e administrado dentro desta disciplina.

A Gestão do Conhecimento nas organizações não pode estar circunscrita a uma visão estreita e facilmente solucionável com a adoção de tecnologia de comunicação e informação, ainda que guarde uma relação próxima com o desenvolvimento tecnológico, este processo passa necessariamente pela compreensão das características e demandas do ambiente competitivo e, também pelo atendimento das necessidades individuais e coletivas associadas aos processos de criação e aprendizado.

No Brasil, verifica-se que o recurso “conhecimento” vem aumentando aceleradamente sua importância para o desempenho empresarial e que os desafios impostos pela relativa e recente abertura econômica tornam a questão da Gestão do Conhecimento ainda mais fundamental para as empresas brasileiras. Acreditamos que sem estratégias empresariais, setoriais e nacionais, fica muito difícil imaginar que as empresas brasileiras conseguirão se tornar competitivas e, mesmo, sobreviver aos desafios impostos pela competição internacional.

A Gestão do Conhecimento é considerada um sistema de gerenciamento corporativo que tem como referência o meio de compartilhar, integrar, criar e identificar, assim como ter a utilização do conhecimento como a agilidade e a rapidez.

É importante destacar que Gestão do Conhecimento em seu conceito mais sofisticado não implanta, se pratica.

Podemos obter conhecimento de duas formas, explícito e tácito, ou seja, por experiências descritas em manuais para estudo e as vivenciadas que vem a serem conhecimentos tácitos:

- Conhecimento Explícito: São os conhecimentos estruturados e capazes de serem viabilizados. É a parte estruturada e objetiva do conhecimento, que pode ser transportada, armazenada e compartilhada em documentos e sistemas computacionais.

- Conhecimento Tácito: São os conhecimentos inerentes as pessoas, ou seja, são habilidades que estas possuem. Trata-se da parcela não estruturada do conhecimento, a qual não pode ser registrada e ou facilmente transmitida à outra pessoa.

2.1 Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com