TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Movimentos Sociais

Ensaios: ATPS De Movimentos Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  4.054 Palavras (17 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MOVIMENTOS SOCIAIS

Acádia de Souza Vieira Silva RA 2630482333

Ivania de Lourdes Morais RA 2612482497

Norma Pereira da Silva Alves RA 2326385474

Patrícia Cândida Gonçalves RA 3326020356

Rosimeire Patrícia de Oliveira Morais RA 3307442371

Profª Tutora a Distância: Celina Antônia da Silva

ANÁPOLIS/GO

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Acádia de Souza Vieira Silva RA 2630482333

Ivania de Lourdes Morais RA 2612482497

Norma Pereira da Silva Alves RA 2326385474

Patrícia Cândida Gonçalves RA 3326020356

Rosimeire Patrícia de Oliveira Morais RA 3307442371

MOVIMENTOS SOCIAS

Atividades Prática Supervisionada (ATPS) do curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Movimentos Sociais.

Profª Tutora a Distância: Celina Antônia da Silva

ANAPOLIS/GO

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 MOVIMENTOS SOCIAIS E REDES DE MOBILIZAÇÕES CIVIS NO BRASIL 5

3 DEMOCRACIA 8

3.1 Democracia Participativa

3-2 Direito e Democracia

3.3 Democracia Participativa a Partir dos Movimentos Sociais

4 MOVIMENTOS SOCIAIS DEMOCRACIA.............................................10

5 A DEMOCRACIA NOS PRINCÍPIOS E NA PRÁTICA DE UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL..............................................................................12

6 MOVIMENTOS SOCIAIS COMO CATEGORIAS ENTRE SI...........13

7AS ONG’S DENTRO DO CONTEXTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIRO...................................................................................................14

8 CONCLUSÃO................................................................................................16

BIBLIOGRAFIA...............................................................................................18

1 INTRODUÇÃO

Movimento social é uma expressão técnica, usada para denominar organizações estruturadas com a finalidade de criar formas de associação entre pessoas e entidades que tenham interesses em comum, para a defesa ou promoção de certos objetivos perante a sociedade. Os movimentos sociais são manifestações de caráter popular, cuja ação social é orientada a fim e obter transformações políticas e econômicas. Os movimentos realizam diagnósticos sobre a realidade social e constroem propostas.

Eles podem defender e reivindicar sobre diversos aspectos e diversas formas. No país são conhecidas várias lutas que os movimentos sociais vêm travando através dos anos, urbanas ou rurais, essas reivindicações são mobilizadas pela constatação de injustiças e de negligência dos direitos dos cidadãos. As passeatas, manifestações em praças públicas, difusões de mensagens via internet, ocupação de prédios públicos, greves, marchas entre outros, são características de ações de um movimento social. Sua existência costuma ser associada a grandes eventos históricos, como lutas por independência de nações, insurreições socialistas ou comunistas, ações pela reforma agrária e a emancipação dos trabalhadores e revoluções culturais. A temática, como se pode notar é ampla. Os movimentos sociais tratam de questões como a religião, a cultura popular, o anti escravismo, o meio ambiente e o trabalho.

O presente trabalho vem demonstrar a importância dos movimentos sociais e redes de mobilizações civis, dentro de uma sociedade, os mesmos trazem contribuições no debate e definições dos problemas e demandas criando uma atmosfera onde todos pensam coletivamente, partilhando de um ideal de luta por um objetivo comum a todos visando o interesse coletivo rumo a transformação social.

2 MOVIMENTOS SOCIAIS E REDES DE MOBILIZAÇÕES CIVIS NO BRASIL

Na primeira parte do livro movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo, de Maria da Graça Gohn, ela destaca cinco pontos de diferenciação dos movimentos sociais atuais em relação aos do passado, mostrando onde há melhorias nesses movimentos ao atuarem num cenário contraditório, em que políticas, programas e projetos podem engessá-los integrando a sociedade a discutir e problematizar a esfera pública com vista à construção de novos modelos organizacionais.

No passado os movimentos sociais possuíam papel essencialmente universalizante, já que nessa época a luta era pelo “direito a ter direito”, como foi o caso de vários movimentos feministas que ocorreram no Brasil na dec. De 60, onde mulheres buscavam ter o direito a serem reconhecidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com