TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Movimentos Sociais

Ensaios: Atps De Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  1.507 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL 7º SEMESTRE

DISCIPLINA: MOVIMENTOS SOCIAIS

RELATÓRIO REFLEXIVO SOBRE MOVIMENTOS SOCIAIS

TUTORA A DISTÂNCIA: Ma. Suzanir Fernanda Maia

TUTOR PRESENCIAL: Walter Alves Cordeiro Junior

EQUIPE: Delmira Furtado de Sousa RA: 269747

Neiniane Braga de Oliveira RA: 269726

Maria Moreira Braga RA: 269743

ITAPIPOCA-CE

2013

Por meio de uma pesquisa minuciosa, Maria da Glória buscou analisar em diferentes tempos os acontecimentos e destaques dos Movimentos Sociais, fazendo uma trajetória do passado e presente e suas significações. Conceitos formais e informais de cidadania e a formação dos cidadãos críticos e conscientes, assim como os acontecimentos nos movimentos sociais numa visão educacional, enfatizando a cidadania como parte de um processo para transformar uma sociedade, e junto a esse processo aparecem diversas abordagens teóricas e metodológicas.Os movimentos sociais ditaram leis e projetos institucionais, lutas por espaços democráticos junto aos órgãos públicos, questões multiculturais, direitos sociais, econômicos, políticos e culturais, também reivindicaram melhores condições de vida, de trabalho na cidade e no campo, acesso e condições para a moradia, saúde, transportes, alimentação, emprego, salário e lazer. Os indivíduos não proprietários passaram a serem sujeitos de direitos, livres e capazes de modificar sua realidade, fazendo-se, portanto uma movimentação educativa e de cidadania. Após a consolidação do Capitalismo, as lutas sociais deixam de ser apenas pela subsistência e surgem concepções alternativas de direitos. Aos populares a educação visava mão de obra qualificada, aprendizados mínimos, tornando-os sujeitos passivos distantes de serem sujeitos políticos, quanto aos dirigentes reforçava-se o interesse de racionalizar a vida econômica. Desta maneira o conceito de cidadania passa a se descaracterizar de sua concepção original.Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Torna-se porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica, política, religiosa, entre outras. Pautadas em valores comuns àqueles que compõem o grupo de definir formas de ação social para se alcançar determinados resultados.

Dessa forma, para além das instituições democráticas como os partidos, as eleições e o parlamento, a existência dos movimentos sociais é de fundamental importância para a sociedade civil enquanto meio de manifestação e reivindicação. Podemos citar como alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxista, socialista, comunista, entre outros. Alguns destes movimentos possuem atuação centralizada em algumas regiões. Outros, porém, com a expansão do processo de globalização e disseminação de meios de comunicação e veiculação da informação, rompem fronteiras geográficas em razão da natureza de suas causas, ganhando adeptos por todo o mundo, a exemplo do Greenpeace, movimento ambientalista de forte atuação internacional.

A existência de um movimento social requer uma organização muito bem desenvolvida, o que demanda a mobilização de recursos e pessoas muito engajadas. Os movimentos sociais não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa. Em outras palavras, os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira. O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.

Quando olhamos para o campo social observa-se que o "mundo global financeiro" fez dos indivíduos um amontoado de números, senhas infinitas, cartões múltiplos, tudo para fazê-lo crer que é único, singular, não comparável com outro globalizado. Para impor-se, enquanto cidadão (ã), o indivíduo tem que conquistar a autonomia. Necessita relacioná-la como uma das formas para vencer as dificuldades de compreensão política do mundo que o cerca, para além dos problemas emergentes locais, autonomia como instrumento de formação de um cidadão capaz de ser e agir, de ter um entendimento crítico da sociedade globalizada, de ler o mundo. Isso tudo implica, necessariamente, na absorção de novos valores e na mudança de comportamentos, a partir da compreensão crítica da realidade. A autonomia é o principal canal para o alcance da participação dos cidadãos, em múltiplos espaços (políticos, produtivos, sociais, culturais, etc.), em direção a uma sociedade onde haja mudanças e emancipação sócio-política e cultural dos indivíduos e não a formação de redes de clientes usuários de políticas sociais atreladas, não emancipatórias. É preciso ter a capacidade de fazer uma leitura crítica do mundo que nos rodeia, no plano local, para entender as contradições globais, para conviver com as fragmentações e os antagonismos de uma sociedade que faz dos conflitos a sua base de sustentação, para compreender as novas concepções do processo cultural em marcha na globalização. Portanto, um dos grandes desafios, na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com