TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Artigo: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A estatística e um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

Todos os dias ouvem-se pela TV ou jornais, sobre as atividades relacionadas com algumas pesquisas realizadas nos mais diversos campos ou áreas científicas, como saúde, educação, sociologia, trabalho, loterias, etc..

Esses estudos levam em consideração, determinados aspectos que relacionam etapas do trabalho, com o intuito de facilitar a comunicação e ainda, apresentar os resultados de forma mais coerente.

O uso da pesquisa é bastante comuns nas mais diversas atividades humanas. Por exemplo:

Antes do lançamento de um novo produto no mercado, as indústrias costumam realizar pesquisas entre os consumidores, para saber sobre a aceitação desse produto, antes do lançamento; Nas campanhas eleitorais, os candidatos costumam realizar pesquisas, no sentido de obter subsídios ou elementos para o direcionamento da campanha para organizar sua programação, as emissoras de TV utilizam das pesquisas para direcionar ou organizar sua programação; A realização dessas pesquisas envolve muitas etapas, tais como, a escolha da amostra, a coleta e organização dos dados (tratamento da informação), resumo dos dados (em tabelas, gráficos, etc.) e a interpretação dos resultados.

A parte da matemática que trata desses assuntos é a Estatística.

.

CONCEITOS:

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões conjuntos de dados. População conjunto de todos os resultados.

Amostra: subconjunto da população.

Uma população é uma coleção de unidades individuais, que podem ser pessoas, animais,

resultados experimentais, com uma ou mais características comuns, que se pretendem

analisar.O termo estatística provém do latim statisticum collegium (“conselho de Estado”) e do seu derivado italiano statista (“homem de Estado ou estadista”). Em 1749, o Alemão Gottfried Achenwall passou a utilizar a palavra alemã statistik para se referir à análise de dados estatais. Como tal, as origens da estatística estão relacionadas com o governo e os seus corpos administrativos.

Os dados consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas.

APLICAÇÃO DA ESTARTISTICA NA AREA ADMINISTRATIVA

Em função da própria definição de Estatística vista acima, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais. Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com