TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Economia

Monografias: ATPS Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  4.036 Palavras (17 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 17

ETAPA 1

Passo 1

``A alimentação fora de casa também entra cada vez mais no cardápio de consumo da classe C. Segundo dados da GS&MD – Gouvêa de Souza, mais de 30% dos gastos dos brasileiros com alimentação são destinados a serviços de entrega ou refeições fora de casa, número que vem crescendo com o impulso deste novo consumidor. “Estamos falando tanto de restaurantes quanto entregas ou produtos para levar”, destaca Goes. Em parte, o fenômeno é puxado pelas demandas do mercado de trabalho. “Mulher e filhos estão trabalhando fora e cada vez mais sem tempo para fazer em casa”, justifica Goes. Mas a refeição em família também desponta como opção de lazer. “São lugares para se entretiver com a família, com bastante fartura e consumo compartilhado”, diz Luciana. As redes de franquias de alimentação – opção prática para quem quer investir no ramo chegou a 348 em 2009, um crescimento de mais de 20% sobre o ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising.``

Passo 2

a) Quanto se compra e se vende.

Primeiramente tem que fazer uma pesquisa de campo para saber como está a clientela no lugar estabelecido e qual será o consumo médio do dia para está fazendo a comido pois ela é feita diariamente por consumidores de faixa etárias diferentes ( final de semana e feriados e em dias úteis).

b) Comportamento do consumidor.

Segundo Pollonio (2005), algumas tendências mundiais influenciam o consumo dealimentos, como: envelhecimento da população, o papel da mulher, o valor do tempo econveniência de produtos. Amparados nestas tendências, o comportamento do consumidorvem sofrendo mudanças que alteram seus hábitos alimentares.

De acordo com Pollonio (2005), sugiram novos hábitos e atitudes, dentre as quais setem maior preocupação com a saúde, o resgate das propriedades sensoriais dos alimentos e amaior compreensão do significado do conceito de segurança para o consumidor, justificadopelo aumento do interesse por temas como saúde, nutrição, praticidade, conveniência,segurança, etc.

Os hábitos comportamentais dos consumidores vêm aumentando a importância davenda de frutas, legumes e verduras (FLV) no varejo moderno, principalmente nosrestaurantes. A preocupação em consumir alimentos frescos e ricos nutricionalmente vêm seacentuando, na mesma proporção em que se aumentam as preocupações com a estética esaúde (NOVAES, 2006).

Além dos benefícios nutritivos, a alimentação pode também revelar traços culturais,valores, tradições e a história de muitas sociedades, bem como o estilo de vida e a filosofiados indivíduos de uma comunidade e até mesmo de uma nação (POLLONIO, 2005).

c) Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhido.

O aumento de preços no mercado consumidor, seja pela inflação ou pela falta de alguns produtos considerados essenciais na alimentação dos brasileiros são as maiores influências econômicas no ramo de restaurantes.

Passo 3

a) Informações sobre o mercado consumidor (quem são os consumidores, quanto ganham, quanto gastam de sua renda na compra do produto/serviço em questão, quando compram e como compram).

Para esse segmento, conveniência e praticidade são, acima de tudo, asprincipais prioridades, pois de maneira geral, são consumidores quelevam uma vida corrida, trabalham em tempo integral e dispõem depouco tempo para cuidar da casa, dos filhos e da alimentação da família.Divide-se igualmente entre as classes sociais AB e C, e tem Disposição em pagar mais por produtos nos quais detecta maiorqualidade e por marcas em que confia. Os consumidores gastam em média 18% do seu salário com alimentação (fora e dentro de casa)

b) Histórico da evolução do mercado consumidor.

O Brasil é um dos cinco países com mais rápido crescimento comparado a outras economias do mundo e está vivendo um upgrade histórico em relação ao poder dos consumidores na última década. Como consequência disso, a média de gastos familiares com alimentação está crescendo rapidamente e atingiu 37% dos gastos totais com alimentos nas principais cidades urbanas.

De acordo com os dados mais oficiais do IBGE, a população do Brasil atingiu 192.3 milhões em 2010, 42,1% desse total está concentrado na região sudeste, o que inclui Bauru, além de outras grandes cidades. Bauru detém uma grande concentração de poder econômico e industrial e o mercado de alimentação local reflete essa enorme concentração de poder e consumo.

c) Os motivos responsáveis pela evolução deste mercado, abordada no item “b” deste passo.

Esta mudança forte no mercado é fruto do aumento populacional, e é orientada por uma rápida transformação no comportamento do consumidor, seguindo o padrão dos outros países do mundo emergentes e cidades grandes cada vez maiores, pessoas trabalhando mais, estudando mais e passando menos tempo em casa, portanto com menos tempo de cozinhar. Entre os destaques, 80% das mulheres e 78% da Classe C já aderiram a essa modalidade.O recente crescimento da economia abre novas tendências em todos os segmentos, incluindo, obviamente as cadeias internacionais de foodservice.

d) Empresas participantes deste mercado.

Bauru oferece uma gama expressiva de serviços com uma mistura de grupos locais e multinacionais na indústria de alimentos e também de cadeias de fastfood, coexistindo com um grande mercado formal e informal de restaurantes, bares, distribuidores e indústria de alimentos.

e) Outras informações relevantes.

Neste ramo alimentício, precisamos ficar atentos não só no preço oferecido, mas na qualidade do produto. Pesquisas apontam que pessoas que se alimentam fora de casa têm maior chance de sofrerem com intoxicação alimentar. Estatísticas da OPAS relatam que, entre 1993 e 2002, o Brasil registrou 18.942 pessoas com toxinfecções alimentares, onde cinco morreram e 1024 pessoas adoeceram por consumirem alimentos servidos em restaurantes (SIRVETA, 2007). Portanto é extremamente necessário conhecer onde você está se alimentando, certifique-se tem Alvará de funcionamento expedido corretamente pela Anvisa.

Passo 4

O empreendimento de alimentação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com