TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Economia N2

Monografias: ATPS Economia N2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3/ Passo 1.

Como análise do campo de estudo da nossa ATPS, o de perfumes, faremos análises a nível nacional e regional

Passo2

Nível Nacional:

Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria de Cosméticos) no ano de 2010, tinham 1,659 empresas credenciadas no setor.

Com relação ao faturamento do setor o ramo de perfumaria teve participação de 16%.

Etapa 4/ Passo 1.

Inflação preocupa governo

A alta dos preços se tornou o principal tema econômico no Brasil nos últimos meses, chegando a afetar a popularidade da presidente Dilma Rousseff. O Banco Central elevou a taxa de juros para manter a inflação sob controle, mas a recente alta do dólar ameaça aumentar os preços de bens importados.

Abaladas pela inflação em alta e pela freada do mercado de trabalho e do consumo, as vendas do comércio ficaram estagnadas em maio contra abril, após registrarem crescimento de 0,6% no mês anterior na comparação livre de influências sazonais (típicas de cada período).

Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que em relação a maio de 2012, o volume de vendas do varejo subiu 4,5%. Já nos acumulados dos cinco primeiros meses do ano e dos últimos 12 meses encerrados em maio, o comércio registrou expansão de 3,3% e 6,1%, respectivamente.

De abril para maio, os destaques negativos entre os setores ficaram com os ramos de tecidos, vestuários e calçados (-2,6%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (-2,6%) e de material de escritório e informática (-2%).

Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 7,25% a.a., sem viés. O Copom entende que ocorreram mudanças estruturais significativas na economia brasileira, as quais determinaram recuo nas taxas de juros em geral e, em particular, na taxa neutra. No que se refere à evolução da taxa Selic média, as expectativas para 2013 e 2014 elevaram-se quando comparadas aos valores constantes do último Relatório.

De acordo com os dados mais recentes do sindicato do setor de cosméticos (Abihpec/Sipatesp), o mercado alvo de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no Brasil cresceram 9,3% em termos nominais nos primeiros seis meses do ano. A Natura manteve sua participação de mercado de 24,6%.

Mercado Internacional-dados de 2011

A receita das operações internacionais avançou 42,8% em moeda local no trimestre, alcançando R$ 132,1 milhões.

As operações em consolidação (Argentina, Chile e Peru) também apresentaram crescimento no trimestre, com alta de 40,3% na receita em moeda local.

Nas operações em implantação (México e Colômbia), a receita apresentou crescimento de 56,6% no trimestre (56,4% no acumulado do ano).

Carga Tributária de 2013

Na lista de produtos pesquisados pelo instituto, a maior carga tributária foi encontrada no perfume importado, de 78,43%. No caso de perfume nacional, a carga corresponde a 69,13%. Diz Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Presente Carga tributária

Perfume importado 78,43%

Perfume nacional 69,13%

Maquiagem importada 69,04%

Relógio 53,14%

Maquiagem Nacional 51,04%

Joias 50,44%

Aparelho MP3 ou iPOD 49,45%

Televisor 44,94%

Câmera fotográfica 44,75%

DVD (cartucho) 44,2%

“Adriana Karina Muniz Ricci, diretora comercial da Lord Perfumaria, diz que, no setor de produtos e serviços de beleza, o desafio agora é driblar a alta do dólar”.

A desordem financeira que a inflação causou aos brasileiros está sentindo de novo o peso da alta de preços de bens e serviços. A percepção dos consumidores, muitas vezes, é de que o reajuste vão muito além dos registrados pelos índices oficiais. Enquanto a inflação média chegou a 6,5% no acumulado em 12 meses completados em maio, famílias ouvidas pelo GLOBO relataram que suas despesas mensais subiram até 40% no mesmo período.

Evolução de Mercado Brasileiro em Valor Real

Preço Consumidor Final - R$ Bi

PIB

Contribuição relevante para o crescimento e estabilidade econômica do país.

Crescimento Real 2001-2010

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com