TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FAMILIA E SOCIEDADE

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Serviço Social

Trabalho de Conclusão de Curso II

VIOLENCIA CONTRA O IDOSO

O papel do Assistente Social nas demandas de violência ao idoso.

Amanda Carolyne Feitosa mendes – 375496

Carla Carina Teixeira – 371617

Jeú Pereira de Azevedo – 388600

Maria Francinélia Teixeira Rodrigues – 371238

Mayana Carvalho Rodrigues – 373447

Mayara Késsia dos Santos Nascimento – 365644

                            Tutora: Gércia Maria Moura Sousa

Itapipoca, Outubro de 2015

Tema: VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

O papel do Assistente Social nas demandas de violência ao idoso.

JUSTIFICATIVA

        Sabe-se que a violência contra a pessoa idosa está presente em nossa sociedade tornando-se um desafio para o profissional de serviço social. A violência está inserida em nossa sociedade, tomando espaço e atingindo principalmente os segmentos mais vulneráveis e estando a pessoa idosa fazendo parte desta estatística.

        Estima-se que atos violentos de negligência e maus-tratos contra os idosos passaram a construir um evento social de maior importância diante do aumento progressivo da representividade desse grupo etário no contexto populacional, a partir do início do século XX.

        Os efeitos perversos do fenômeno não são restritos aos idosos, mas a todo o grupo familiar, no qual aparece com extrema visibilidade a subtração de condições mínimas de sobrevivência e sociabilidade, caracterizando o que alguns autores denominam de “rede de violência” (SOUZA,2004; MACHADO,2002, MOYA,2005).

        Segundo Ramos (2002), a familiar contra o idoso raramente se apresenta de forma isolada. Na maior parte das situações observa-se a concomitância das várias formas de maus-tratos, pois os velhos são, como as crianças e adolescentes, um grupo muito vulnerável, sobretudo nos casos de múltiplas dependências e incapacidades o que amplia as repercussões negativas do problema.

        Muitos idosos vivem sozinhos e raramente deixam suas casas dificultando a identificação de violências e suas consequências. Para piorar a situação, os profissionais de Assistência Social não estão familiarizados com o problema e raramente o identificam.

PROBLEMA

        A escolha do tema justifica-se pelo fato de se acreditar que a atuação do assistente social é potencialmente diferenciada, à medida que atua na totalidade do indivíduo, através da garantia dos direitos sociais. No entanto, observa-se que neste contexto, há impasses na atuação do assistente social, considerando que existem falhas no fluxo de atendimento que dificultam o encaminhamento do caso para o assistente social. Desta forma, foi realizado um estudo qualitativo com os profissionais para se investigar as dificuldades de implementação do devido fluxo de atendimento e qual a visão destes profissionais sobre a atuação do assistente social.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL: Estudar sore qual o papel do Assistente Social mediante as vidências contra os idosos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Caracterizar os idosos com suposta condição de violência segundo os tipos de violências relacionada ao idoso.
  • Comparar os idosos sem indicativo de violência, a fim de estabelecer possíveis determinantes para violência.

METODOLOGIA

        De acordo com Gildo (2005) a metodologia quer dizer o estudo do caminho e método científico e método científico designa a estrutura da parte do processo do conhecimento em que são elaboradas e testadas hipóteses que dizem respeito as ciências.

        A pesquisa direta de campo, descritiva, de natureza qualitativa aqui abordada envolve a violência contra a pessoa idosa, e para tal foi aplicado questionários, além de entrevistas para consolidação dos objetivos que envolve a área do curso, ou seja, ciências sociais aplicada.

Tipo de Pesquisa

        O CREAS Centro de Referência Especializado da Assistência Social é um campo de grande diversidade para uma investigação quantitativa e qualitativa, pois há uma grande procura por parte da população idosa por este serviço, quando uma intensa relação entre os profissionais que acompanham os usuários. Esta interação permite diferentes percepções e conclusões a respeito dos aspectos que estão sendo submetidos à avaliação.

        Sendo assim a pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, exploratória e transversal para a exploração do estudo. Além da pesquisa bibliográfica consultada em livros, leis, artigos científicos etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com