TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Fundamentos Políticas Sociais

Trabalho Escolar: ATPS Fundamentos Políticas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

POLO DE ATIBAIA/SP

Curso: Serviço Social

Disciplina: Fundamentos das Políticas Sociais

Renan Gonçalves Moreira – RA 7927670405

Patrícia Rocha de Jesus – RA 9978022694

Larissa Vieira Peixoto – RA 447439

Neuza Helena da Silveira – RA

Professor: Profª Mª Edilene Xavier Rocha Garcia

ATIBAIA, Setembro de 2014

Sumario

Introdução

3

Políticas

4

Gandhi

6

Artigo 6º da Constituição Federal de 1988

7

Conclusão

9

Referencias bibliográficas

10

Introdução

Este trabalho retrata a necessidade do saber sobre o que é Políticas e onde esta ação beneficia o ser humano, mostra também para o profissional na área do Serviço Social as praticas das Políticas Sociais que abrangem muitas demandas.

A analise do filme Gandhi compreende-se que as problemáticas sociais afetam o mundo todo independente de qualquer nação e este paralelo condiz com a realidade vivenciada no Brasil, mesmo com uma Constituição Federal que prevê direitos para todos, as diferenças são visíveis.

Políticas

O termo Política tem origem do grego antigo e se refere a toda atuação relacionada a “polis” ou a cidade - estado. No entanto pode ser tanto o Estado, a sociedade, a comunidade tudo o que se refere à vida humana.

Ao analisarmos alguns textos e artigos, podemos dizer que Política se dá na construção de ações que visam suprir as necessidades de uma nação de um povo, com um único objetivo que é realizar um bem estar geral onde diz respeito à saúde física e mental, e direitos garantidos.

Geralmente a Política é criada pelo poder, mas não quer dizer que o povo não tem participação, são formulados lei, regras, normas para que seja executado um bom governo.

O que define as doutrinas, as normas jurídicas e a atuação das instituições administrativas do Estado, é um pensamento da relação individuo sociedade baseada numa perspectiva positivista de uma ordem natural; onde a existência das diferenças e das desigualdades sociais aparece como fatos especifico a natureza humana.

Quando o Estado realiza ações beneficiando a população, ele esta implementando e concretizando a Política Social.

A existência de políticas sociais teve inicio no século XIX, com o surgimento e o aumento das primeiras leis e regras de proteção social, juntamente com a criação do Welfare State e com vários padrões de proteção social tanto nos países de capitalismo central, quanto nos países de periferia. O conhecimento que se tem é que esse cálculo se refere às relações sociais e os segmentos de classe, alem das condições econômicas gerais, que de alguma maneira atrapalham nas escolhas políticas e econômicas do governo.

A verdade é que essa inquietude com o bem estar da sociedade ou o que fazer com os menos favorecidos e qual é realmente o papel do Estado, surgiu há séculos atrás onde explodiam vários acontecimentos e fatos históricos e o foco era o fator social.

Segundo um artigo publicado em um site institucional, a política é um exercício de poder de um homem sobre outro homem, quando este poder é usado para garantir os direitos da população.

A política não é feita somente na esfera federal, estadual ou municipal, ela abrange vários setores, até mesmo em uma casa existe política, onde se tem um líder que administra no caso o chefe de família e alguém para administrar. Estamos cercados por vários tipos de políticas, estas são intituladas de política social, política de saúde, educação, economia, transporte e etc.

Somos participantes ativos ou pelo menos deveríamos ser, no que diz respeito ao processo de construção, pois, se é para defender os direitos do bem comum é evidente que nossa participação seja efetiva no ponto de vista de reivindicar a boa administração e a execução dessas normas.

Na atualidade vivemos em uma sociedade capitalista onde os aspectos da vida social são decididos coletivamente, principalmente se as decisões não influenciarem no modo de produção que é considerado exploratório e desigual no que diz respeito à força de trabalho.

Todo o chamado “benefício” oferecido para o bem estar social do empregado, não é concedido por reconhecimento da sua força de trabalho, mas sim de uma contraprestação, ou seja, é o próprio trabalhador que o custeia. Vejamos alguns exemplos: ao garantir a previdência ele tem o desconto do INSS no seu holerite, para um serviço de saúde mais eficaz, é cobrado o CPMF e assim sucessivamente. Política “trata-se da convivência entre diferentes”, pois a política “baseia-se na pluralidade dos homens”, assim, se a pluralidade implica na coexistência de diferenças ,a igualdade a ser alcançada através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes, é a liberdade e não justifica, pois a liberdade distingue “o convívio dos homens na polis de todas as outras formas de convívio humano bem conhecidas pelos gregos”.

Hannah Arendt, filósofa alemã (1906-1975)

O que se observa é que o sujeito trabalhador continua em segundo plano, sem ser o sujeito coletivo, sendo apenas a mão de obra explorada que alavanca ainda mais este modo capitalist , e as ações que são desenvolvidas são para interesses das classes dominantes. Em outras épocas tivemos exemplos de recursos que eram destinados para a classe trabalhadora, serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com