TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS INSTRUMENTOS

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 8

Serviço Social

Tratamento da Informação e Indicadores Sociais

Pólo de Acaraú/CE

Tutora: Maria Clotilde Bastos

 Francisca Samara de Oliveira Paulo -RA 440853

 Patrícia Nunes Ferreira – RA 416152

 Maria Fernanda da Costa Brandão - RA 435932

 Maria Lucielma Farias - RA 429138

 Rosa Alexsandra Oliveira de Matos – RA 429041

Saúde do Idoso: Uma nova qualidade de vida

24 de Setembro de 2015.

APRESENTAÇÃO

Qualidade de vida na terceira idade significa buscar novos papéis e atividades dentro de uma rede de apoio que pode vir de amigos, familiares ou instituições que promovam o bem estar do idoso. Quanto maior a rede de apoio, menor o índice de desenvolvimento de doenças. No Art. 2º Considera-se idoso para os efeitos desta Lei, a pessoa maior de sessenta anos de idade.

No Estatuto do Idoso, Lei 10.741 de 2003, destina-se a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos, preconiza que o idoso possa gozar de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei, a lei afirma também que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, a saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidade, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Em vista disso a presente pesquisa visa a saúde do idoso, uma nova qualidade de vida, contribuindo com esclarecimentos sobre as principais doenças que atingem esta população e de que forma podem ser evitadas.

O envelhecimento saudável consiste na busca pela qualidade de vida por meio de uma dieta adequada e a prática de atividades físicas prazerosas, o que ajuda a diminuir o risco de quedas e fraturas, além de uma convivência social estimulante. Todos esses fatores trabalhados em conjunto ajudam a melhorar a autoestima e a autoconfiança dos idosos, preservando sua independência física e psíquica.

A atividade física é um excelente instrumento de saúde em qualquer faixa etária, em especial na terceira idade. Os exercícios também tem ótimos efeitos no que diz respeito ao lado psíquico e social. Aumenta a auto-estima, principalmente quando realizada em grupos, pois a socialização melhora em todos os sentidos a qualidade de vida deles.

JUSTIFICATIVA

O tema abordado tem como finalidade mostrar como é tratada a saúde dos idosos em nossa sociedade, pois quando se investiga a qualidade de vida relacionada à sua saúde, identificam-se os principais aspectos a serem considerados em relação a potencialidades e peculiaridades da saúde e vida do idoso.

Avaliando suas condições de vida e saúde, nos permite a implementação de proposta de intervenção tanto em programas geriátricos, quanto em políticas sociais em geral. Dessa forma faremos intervenções com o propósito de ajudá-los a conviver com suas limitações e orientando seus familiares como garantir uma melhor qualidade de vida para eles.

OBJETIVOS

 GERAL

Conhecer a realidade de como os idosos vivem e compreender os laços socias construído com seus familiares e a sociedade. Demonstrar a importância dos familiares, onde e como podem contribuir para uma melhor qualidade de vida.

 ESPECÍFICOS:

 Fazer um levantamento bibliográfico publicado em forma de livros, revistas e sites sobre os fatores que venham a influenciar a qualidade de vida e saúde dos idosos.

 Apresentar o trabalho desenvolvido em forma de um projeto de pesquisa.

 Refletir sobre a importância da participação dos familiares, amigos e instituições e como eles podem estimula-los a viverem seu novo estilo de vida.

 Analisar atividades físicas e culturais proporcionadas por instituições e/ou familiares;

PROBLEMATIZAÇÃO

A Terceira Idade está se definindo como o setor populacional de maior crescimento. E a previsão numérica elevada da população idosa está relacionada ao progresso tecnológico e se estende à elevação da qualidade de vida, graças ao avanço da medicina, em particular, na área de geriatra, novos tratamentos e medicamentos, capazes de melhorar as nuances do envelhecimento e prolongar o tempo médio de vida. (SESC, 2003).

Segundo Borges (2003), a legislação de Política Nacional do Idoso, PNI (Lei 8.842/94 tem como objetivo “assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”. (art.1º). Esses direitos devem se concretizar a partir de políticas sociais na área de saúde, promoção e assistência social, educação, trabalho e previdência social, habitação e urbanismo, justiça e cultura, esporte e lazer.

Ainda de acordo com Borges (2003), os direitos sociais privatizados, a postura do Estado defende e incentiva previdências privadas, transferindo sua responsabilidade. Assim as políticas sociais que mais interferem na qualidade de vida dos idosos, são as da previdência social, as da saúde e as da assistência social e são as que mais estão sendo afetadas.

Para Lopes (2003), no Brasil, ainda se tem a noção de que os idosos são um ônus para a sociedade. E apesar de sinalizar e insistir em pró-atividade e transmitir reportagem e imagem de idoso dançado, estudando e namorando, ainda assim a mídia apresenta-os como economicamente dependentes. De acordo com os especialistas, em breve o sistema previdenciário irá sucumbir sob o peso da quantidade de idosos dependentes.

Ainda de acordo com Lopes (2003), a dependência do idoso se dá para com a família e as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com