TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Instrumentos e Seguridade Social

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS

                                  Instrumentos e Técnicas da

                                 Atuação Profissional

CURSO: SERVIÇO SOCIALSÉRIE 5

SIMONE DA SILVA BATISTA CAMARGO RA: 1102000764

ROSANGELA APARECIDA RAMOS PEREIRA RA: 4300066267

MARIA APARECIDA DA SILVARA: 2327413799

REGINA DE CASSIA OLIVEIRA RA: 2306308552

MARIALVA SAVIETTO RA: 2340447141

PROFESSOR TUTOR A DISTÂNCIA: Sabrina Simielli Lira

PROFESSOR Presencial : Ana Iza G. Bianchini

       JUNDIAÍ

        2013        

Introdução

A instrumentalidade do Serviço Social expressa o exercício profissional demarcado por suas dimensões técnico-operativa, teórico-metodológica e ético-politíca, constitui-se com o objetivo de discussão e analise do estudo que se apresenta.

O Serviço Social no Brasil se institucionalizou como uma profissão estratégica no processo de controle racional dos conflitos entre capital e trabalho e com as consequências  da questão social.

Desde seu surgimento a profissão se orientou por uma racionalidade conservadora, própria da sociedade capitalista.

Porem, a profissão se aprofundou num processo de rompimento com um pacto conservador estabelecido entre a profissão e o projeto burguês, se  tornando mas critico e substancial.

Etapa 1

Passo 1

O processo da Instrumentalidade é a pratica de criar os instrumentos para a metodologia ao técnico, é o momento que sai do processo ideológico e começa a se materializar, a intenção da atividade é elaborar os instrumentos para discutir o fazer na prática. Esse momento da forma ao concreto, ao  objetivo e subjetivo, a interpretação da realidade do individuo.

O Assistente Social vem com a intenção de ruptura com o conservadorismo da profissão, e com o conhecimento mais critico da realidade social.

Segundo Iamamoto (2004), nos dias atuais existe três dimensões que devem ser de domínio do Assistente Social:

 Competência ética-política - O Assistente Social não é neutro ele se posiciona politicamente frente as questões que aparece na realidade social.

 Competência teórico-metodológica - o profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural, com isso construir novas oportunidades.

Competência teórico-metodológica Conhecer e se aprimorar e criar um conjunto de habilidade técnica que permita o desenvolvimento na sua profissão.

Essas dimensões devem andar juntas, mais ainda é um desafio entre os profissionais e estudantes na área do Serviço Social. O caráter instrumental que constitui a funcionalidade é o mesmo que possibilita a passagem das teorias à pratica dentro da sociedade , incorporando padrões de racionalidade às teorias, processando entre elas suas ações.

Passo 2

O Serviço social como profissão  na divisão social do trabalho tem algumas singularidades no seu ¨fazer profissional¨. Em destaque é a excussão de políticas publicas no enfrentamento da questão social.

A intenção em debater sobre o Serviço Social na contemporaneidade é contribuir com uma reflexão critica sobre o modo pensar e agir do profissional numa perspectiva teorico-metodologica. A relação entre teoria e pratica não é uma proposta inusitada e nem exclusiva do Assistente Social, mas se faz necessária diante de contradições existente na profissão e na possibilidade de influenciar a atuação profissional.

O profissional de Serviço Social é marcado por embates de ordem teorico-metodologica e que tem refletido no cotidiano da atuação profissional. Existe  Contradições que tem provocado angustias entre os profissionais,e  tem contribuído para uma divisão no interior da categoria, que é a do profissional que pensa e o profissional que faz.

Passo 3

Correlacionando as perguntas do presente trabalho, chegamos as seguintes respostas:

a) Qual é o instrumental técnico da minha pratica ?

R: São conversas informais, documentação, reunião, observação, entrevistas, cadastro, encaminhamentos, registros, acompanhamento social, relatórios e visitas domiciliares etc....

Segundo MARTINELLI, 1994 p. 137 é um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional.

b) Que relação estou estabelecendo entre teoria e a pratica, discurso e atuação ?

R: Teoria e pratica andam juntas. O conteúdo é bom das tele aulas e de grande valia em nossas práticas profissionais.  

c) Quais as limitações que estou encontrando ?

R: Chegamos a conclusão que a maior limitação encontrada até o presente momento é o mercado de trabalho, que esta resistente com relação aos novos profissionais.

Passo 4

1) Quais instrumentos são utilizados com maior frequência ?

R: O instrumental de trabalho no contexto social e socioassistencial são amplos e por vezes pode se caracterizar de forma distinta de um campo de atuação para outro, por meio de: entrevista, observação, visita domiciliar, encaminhamentos, orientações individuais e ou familiares, estudos de caso entre outros.

2) Qual o critério para uso deste instrumento ?

R: Os critérios para seleção de uso dos instrumentos socioassistenciais são obtidos a partir da urgência, necessidade e avaliação de cada caso relatado pelo usuário.

3 – Com relação ao usuário, qual a aceitação dele ao uso deste instrumento?
Resposta: Em geral, é de modo tranquilo que aceita o uso de todo instrumental técnico, que um profissional precisa utilizar, para intervir em sua causa.

4 – O que esses instrumentos contribuem para a melhor execução prática?
Resposta: Contribuem no sentido de um melhor entendimento da realidade socioassistencial e tem como objetivos, acelerar a identificação da veracidade dos casos relatados pelo usuário, assim como a assistência por direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (489.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com